17/12/2018

carros testados e avaliados

Avaliando | O preço da segurança | Novembro 2018
SUPER TRINCA | Os piores carros do Brasil – setembro 2018
SUPER TRINCA | Os piores carros do Brasil – agosto 2018
SUPER TRINCA | Os 3 piores carros do Brasil – Julho 2018
MAIO AMARELO | Nós apoiamos
previous arrow
next arrow
Slider

Beleza galera!

 

Vocês devem ter notado que estamos sempre postando material de avaliações feitas em carros alugados tanto por mim (Eder), quanto pelo Ricardo. Além de suprir nossas necessidades, temos a oportunidade de relatar nossas impressões sobre os veículos alugados.

Como o tempo e experiência em alugar veículos, percebemos que algumas coisas são essenciais antes de simplesmente sair com o carro da locadora todo pimpão. Então resolvemos fazer um “check list” de vários itens relevantes que vocês podem ser verificados por você mesmo ao realizar uma locação de veículo.

O ideal é que isto não tome muito tempo, no máximo 5 minutos, mas este tipo de verificação pode lhe livrar de muita dor de cabeça. Lembre-se que todas as locadoras fazem a checagem de entrega dos veículos, e normalmente ocorrem de duas formas

 

–> Forma de checagem 01: Pré-checagem.

Este tipo de verificação é feito pela equipe da locadora de veículos, e eles fazem antes mesmo do cliente solicitar um veículo.

Basicamente quando o carro entra na fila de higienização, a equipe faz toda a limpeza do carro, verificam vários itens (inclusive os que estão citados neste artigo), preenchem um mini formulário e deixam o veículo estacionado em box de saída, pronto para ser alugado. É normal que este formulário fique pendurado no espelho retrovisor, aonde constará a data, hora e nome do responsável.

Desta forma quando você vai retirar o veículo, os atendentes simplesmente lhe emitem o contrato, entregam a chave e você mesmo retira o carro do box de saída. Prático não?! Isto se chama “Delivery Express”.

Mas mesmo assim não deixe de proceder com nossas dicas!

 

–> Forma de checagem 02: Checagem no ato.

Este tipo de verificação é feito parcialmente na loja, e a outra parte na presença do cliente.
Basicamente o veículo entra em fila de higienização, a equipe da locadora realiza a limpeza e deixa o carro na fila de espera de saída.

Quando o cliente realiza a locação, um atendente responsável pela entrega do veículo ao cliente leva o carro até o consumidor, verifica na hora vários itens (inclusive os que estão citados neste artigo), e em alguns casos marcam no formulário riscos e defeitos estéticos que o veículo possua. Este formulário constará a data, hora e nome do responsável e seu visto.

Não é tão prático, mas garante que o cliente tenha ciência de que o veículo precisa ser entregue no mesmo estado em que foi alugado.

 

check_list_1

Check List Avalia Carros!

01. Lataria.

As locadoras que trabalham com o processo de Delivery Express (forma 01) ignoram riscos pequenos na lataria, contudo podem lhe cobrar por este mesmo risco se outra equipe julgar pertinente. Inconveniente não é mesmo?

Sempre que você for retirar o veículo passa uma inspeção que verifique basicamente 2 itens: Riscos e deformações na lataria. Faça uma visualização geral em torno do carro, principalmente para-choques, portas e maçanetas. O capô também costuma ter imperfeições, principalmente se o veículo foi muito utilizado em estradas.

Evite fazer a checagem com pouca luminosidade, contudo se for possível use a lanterna do seu celular.
Para checagem no ato (forma 02), verifique se o avaliador anotou no formulário todas as imperfeições.
Se puder, notifique no ato da retirada do veículo aos responsáveis sobre estes itens caso não esteja conforme.

Uma coisa muito boa a ser feita, se as condições de luminosidade permitir, é fazer um vídeo rápido de toda verificação de lataria.

 

02. Vidros.

Este é um item que pode lhe gerar muita dor de cabeça, portanto SEMPRE verifique todos os vidros do veículo, principalmente os dianteiros e traseiros.

Levante as palhetas de limpador de para-brisas e procure por trincados, por menor que seja. Alguns carros que são utilizados em estradas costuma ter pequenas lascas no para-brisa dianteiro. Reporte tudo no ato da entrega.

Imagine a seguinte situação: O cliente devolve o veículo com um trincado minúsculo no vidro. No ato da devolução o responsável da loja ignora ou não percebe este trincado. Como o carro pode ficar exposto às variações climáticas, este “trincadinho” pode virar um “trincadão”, e você talvez tenha que pagar o pato ao retirar o veículo e não verificar este item.

 

03. Faróis.

Faça uma vistoria para verificar possíveis trincados, problemas de encaixe e se todos estão funcionando.
Acenda os faróis, setas e verifique se tudo está ok.

 

04. Pneus, rodas e/ou calotas.

É normal que carros de entrada possuam calotas, então verifique se estão bem fixadas, se tem lascados ou estão quebradas.

Para carros com roda de liga-leve, verifique se possuem marcas típicas de raspadas em meio-fio.
Quando estiver rodando com o carro, verifique se há trepidações ou se o carro está “puxando” para algum dos lados. Identificado esta não conformidade, solicite a troca do veículo.

 

05. Estepe, macaco e triângulo.

Praticamente todos os veículos nacionais possuem o estepe, macaco e triângulo no porta-malas, portanto verifiquem se eles estão lá.

Vale uma observação: Veículos de locadora são em sua grande parte frotas muito novas, então é raro quando o estepe é colocado para rodar. Verifique se o estepe confere com o definido no manual ou se o mesmo está novo.

 

06. Higienização.

Faça verificações nas condições internas do veículo, e note se há manchas nos bancos e forração superior. Se puder, verifique se há odores na forração inferior do carro (carpetes), pois infelizmente algumas pessoas resolver dar festas no carro regada a bebida alcóolica, e quando afetam a forração provocam mau cheiro principalmente em dias quentes. Atualmente eu não conheço nenhuma locadora de veículos que permita a seus clientes fumar no interior do veículo, portanto fique atento a este aviso e aos odores de cigarro.

Externamente verifique se o carro está bem lavado, sem manchas e principalmente marcas de terra ou piche. Infelizmente há clientes que utilizam o carro em condições de rodagem que os deixam muito sujos, e fica difícil para equipe de limpeza deixar o carro “nos trinques”.

Abra o cofre do motor para verificar se há sujeiras excessivas além das fuligens que normalmente um motor apresenta. Caso o carro tenha sido utilizado em estradas de terra, é muito provável que o cofre do motor esteja sujo de terra também.

Verifique se os vidros estão bem lavados, e se principalmente estão engordurados por dentro. A má limpeza do vidro pode lhe incomodar em dias de chuva ou quando o sol estiver nascendo/ se pondo, por causa do efeito “lusco fusco”.

 

07. Manual.

Verifique se o manual de instruções do veículo está presente. Normalmente ele fica no porta-luvas, e contém algumas instruções que podem lhe ajudar se não tiver intimidade com o veículo. Por exemplo, você sabe qual é a especificação de calibragem dos pneus de uma Chevrolet Spin?

 

08. Documentação.

Verifique se no ato da entrega foi lhe dada a documentação do veículo. Caso não tenha sido, é provável que ela esteja em anexo a documentação. Algumas empresas fornecem a documentação original, enquanto outras fornecem somente uma cópia.

O importante é andar com o documento do veículo (cópia ou original) e o contrato de locação do mesmo. Já fui parado em blitz e o oficial me solicitou os dois além da habilitação.

A boa notícia é que está em trâmite uma lei que não obriga mais o porte do documento do veículo, então será uma burocracia a menos.

 

O que fazer se o carro estiver com algum problema?

Simples! Liguem imediatamente para central de atendimento da locadora de veículos. Eles com certeza irão lhe ajudar com quaisquer problemas que você tenha com o veículo, inclusive sinistros, mas este é assunto para outra matéria!

 

Experiência de causa…

Eu já passei por várias situações embaraçosas em locações de veículos, então segue uma amostragem das mais emblemáticas:

 

01. Para-brisas trincado em Recife.

Fiz uma viagem de passeio em Recife e Porto de Galinhas, aonde precisei alugar um carro próximo ao aeroporto. Quando fui retirar o veículo não o mesmo estava com o para-brisas dianteiro trincado. Foi necessário chamar o atendente e este fez uma observação no formulário de entrega do mesmo. Se eu não tivesse reportado isso, provavelmente teria que pagar o conserto, pois o trincado media uns 5 centímetros e era bem perceptível.

 

02. Pneu estepe usado em carro praticamente novo.

Numa das locadoras de veículos de Curitiba, peguei um veículo 1.0 compacto, com ar condicionado e direção hidráulica. Como estava com pressa acabei não verificando os itens que citei acima, e ao chegar no meu trabalho percebi que o estepe estava bem usado para um carro de 10 mil quilômetros apenas. Liguei para locadora, registrei a ocorrência e anotei o protocolo.

Vocês já devem ter notícia de vários casos de furtos de estepe, então faz sentido a locadora fornecer algo mais velho, mas em condições de uso diga-se de passagem.

 

03. Manobrista de estacionamento Valet.

Muito cuidado com estas criaturas “espaventadas” e apressadas. Sempre vou à São Paulo passear e numa das vezes a criatura que manobrou o carro raspou o para-choques na parte inferior traseira. O resultado foi uma bela marca amarela num carro vermelho. Antes de devolver o carro me vi obrigado a fazer um polimento no carro que retirou toda marca, mas foi um custo desnecessário e por imprudência de terceiros.

 

04. Carro com problemas de balanceamento.

Na locação que fiz do Ônix, que você pode conferir aqui, o carro estava bem desbalanceado, pois o volante vibrava muito em velocidades acima de 90 Km/h. Liguei para locadora e eles prontamente pediram para levar na unidade mais próxima para troca do veículo.

 

Espero que sejam úteis estas dicas!

Grande abraço!

Eder Matias

Artigos Relacionados

Eder Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Categorias

Arquivo

Enquete

Qual tipo de carro você prefere?
  • Sua opção

Nosso Feed