19/03/2019

carros testados e avaliados

Avaliação | Kia Forte | Multimídia parte 2
NOVO CHEVROLET ONIX
Avaliação | Kia Forte – Cerato | Central Multimídia
Avaliação | Kia Forte – Cerato | 33.940 km
Avaliação | Kia Forte | 33.940 km
previous arrow
next arrow
Slider
Ar Condicionado

Beleza galera!

 

Em pleno período de férias de verão é normal ouvir histórias nos corredores do trabalho, amigos e familiares sobre apuros e situações estranhas pelas quais eles passam, mas via de regra não deveriam passar por isso.

 

Uma queixa recorrente é sobre o funcionamento do ar condicionado, e quando funciona outro problema é o mau cheiro. Pensando nisso resolvi das estas dicas que podem ajudar a passar menos apuros com este item tão necessário em dias de calor das férias de verão.

 

Manutenção periódica do ar condicionado.

Pra quem mora em locais muito quentes do Brasil, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste o uso do ar condicionado é obrigatório. Numa viagem que fiz para Recife, é muito comum carros sem ar condicionado, mas em sua maioria todos tem ar condicionado.

 

Curioso também foram às vezes que aluguei carro lá em Recife, pois existe a categoria “Extra Peladão”, mas mesmo assim ela vem com ar condicionado. Peguei a categoria mais barata possível, sem travas elétricas, sem vidros elétricos, “Celta basicão”, mas tinha o ar condicionado.

 

Ar Condicionado

Ar Condicionado

Eu que sou de Curitiba sofro muito com o calor, e várias vezes passei por apuros devido ao ar condicionado quebrado em alguns táxis de cidades aonde trabalhei.

 

Certa vez em viagem para Cuiabá, que pra mim é a sucursal do inferno em termos de calor, passei um aperto danado com dois taxistas na mesma semana. Um deles tinha um Palio 1.0 com bancos em couro e o ar condicionado estava quebrado! Imagine a cena: eu de roupa social, suando por tudo quanto é poro do meu corpo em plena 07h30min da manhã, calor de 32 graus, e num Palio com bancos em couro com ar condicionado quebrado… Quando desci do carro, após 10 minutos de corrida, posso dizer de colei no banco e precisava de um banho urgente!

 

Outra vez não sei dizer se foi pior. Peguei uma corrida com um senhor do tempo das múmias, ele além do ar condicionado estar quebrado, ele mal passava dos 30 Km/h. Obviamente a esta velocidade não há boa circulação de ar no carro com as janelas abertas.

 

Quem tem carro com ar condicionado precisa estar atento às revisões e manutenções de alguns itens, sendo eles:

 

Gás do sistema do ar condicionado.

Verifique pelo menos uma vez a cada dois anos o nível do gás numa loja especializada.

 

Ar Condicionado - Gás Freon

Ar Condicionado – Gás Freon

Este gás se chama “freon” (CFCs e HCFCS), que são extremamente prejudiciais à saúde e a natureza.

Se o gás estiver com nível fora do padrão do fabricante do veículo, faça a manutenção, pois é provável que ao ligar o ar condicionado o habitáculo não resfrie devidamente, ou demore muito para resfriar.

 

 

 

 

 

O compressor do ar condicionado.

O sistema de ar condicionado é refém do motor, ou seja, só funciona enquanto o motor estiver girando.

 

Ar Condicionado - Compressor

Ar Condicionado – Compressor

 

O compressor é responsável por acionar a circulação de todo sistema e ele funciona com uma embreagem que liga ou desliga o sistema. Devido a esta embreagem é que ouvimos “estalos” e barulhos de gatilhos quando o ar condicionado é ativado/desativado.

 

Filtro de pólen.

Todo sistema de ar condicionado tem um filtro de ar, ou também conhecido como filtro de pólen. Recomenda-se trocar este filtro a cada 12 meses.

Alguns carros têm um pré-filtro de carvão ativado antes de o ar chegar ao filtro de cabine. Este filtro de carvão não precisa de manutenção.

 

Ar Condicionado - Filtro Pólen

Ar Condicionado – Filtro Pólen

 

Pra quem mora em locais com temperaturas mais amenas, como o sul do país, o uso do ar condicionado é esporádico. É normal a galera aqui de Curitiba, por exemplo, ficar meses sem utilizar o ar condicionado.

 

Quando os dias mais quentes chegam, ao ligar o ar condicionado vem aquele cheiro de bolor. Para evitar este caso, é recomendável andar uma vez por mês com o ar condicionado ligado, usando o misturador de temperatura para não congelar no carro.

 

É possível você mesmo efetuar esta troca, contudo alguns carros tem o filtro com localização de difícil acesso para manutenção, recomendando-se então a mão de obra de um especialista.

 

O Focus fabricado entre 2009 e 2013 é o parto do leão da montanha para trocar o filtro de cabine. Como o projeto do carro é inglês, o a tampa do filtro de cabine fica do lado do passageiro, que nas terras britânicas é o lado esquerdo. Ao trazer o veículo para o Brasil, não mudaram a tampa de lugar, e isso exige que o pedal do acelerador seja removido para fazer a troca… É pelo menos 2 horas de contorcionismo por causa de uma mer#@ de engenharia tabajara.

 

Estado de manutenção das correias que integram o compressor do ar condicionado ao motor.

Para acionar o compressor do ar condicionado, o motor precisa transferir a força de rotação ao compressor através das famosas correias de borracha, também conhecidas como correias “POLY-V”.

 

Ar Condicionado - Correias

Ar Condicionado – Correias

As correrias quando estão ressecadas podem romper, e o compressor do ar condicionado não será acionado, mesmo estando em bom estado de conservação. Grande parte dos veículos modernos possui a correia do ar condicionado em separado da correria do alternador, etc., mas modelos antigos possui uma correia só, que por sinal é enorme.

 

Fluído de arrefecimento e ventoinhas.

Verifique pelo menos uma vez a cada ano o estado de conservação dos radiadores e fluído de arrefecimento.

Mas você deve estar se perguntando: Qual a relação entre o radiador e o sistema de ar condicionado?

Vamos à parte técnica: A ventoinha do radiador normalmente tem dois estágios de funcionamento, e o segundo é ligado em dois momentos:

–> Temperatura do líquido de arrefecimento elevada: Comandada pelo termostato ou sensor eletrônico do veículo.

–> Acionamento do ar condicionado: Quando a pressão do gás freon do sistema atinge 250 PSI. A pressão normal do sistema fica entre 200 e 250 PSI.

 

Ar Condicionado - Esquema Funcionamento

Ar Condicionado – Esquema Funcionamento

 

Se der uma olhada no manual do carro, que praticamente ninguém lê, lá tem todas estas informações e até mais dicas.

 

Pensou em alugar um carro? Vocês também podem conferir aqui outras dicas sobre férias:

–> Dicas de locação de carro nas férias

–> Dicas sobre seguros de veículos alugados

Quando retirar o carro da locadora, teste inclusive o funcionamento do ar condicionado para não passar aperto.

 

Se você não puder alugar um carro com ar condicionado, aí é preciso usar a criatividade, principalmente se estiver em Cuiabá!

 

Ar Condicionado - Fail

Ar Condicionado – Fail

 

Grande abraço!

Eder Matias

Artigos Relacionados

Dicas Mecânicas

2 comentários em “Cuidados com ar condicionado do veículo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Categorias

Arquivo

Enquete

Qual tipo de carro você prefere?
  • Sua opção

Nosso Feed