18/08/2019

carros testados e avaliados

Organizando a bagagem
Beleza galera!

 

Antes de tudo, feliz ano novo para todos os que acompanham o Avalia Carros, seja pelo site ou pelos demais canais como Facebook e Youtube. Em 2017 continuaremos a fazer este trabalho com boas novidades.

 

Quando se fala em férias de verão logo vem à mente fazer as malas, guardar tudo no carro e pegar estrada, certo? Saiba que organizar corretamente a bagagem tem tudo a ver com a segurança na condução do veículo, e pensando nisso resolvi fazer esta matéria.

 

Sempre que vou dar “umas pisadas” nos Track Days, é normal que ao chegar no autódromo eu retire todo o peso desnecessário do carro. Tais como: Estepe, macaco, caixa de ferramentas, e até bancos traseiros.

Aí você me pergunta: Mas pra que isso?

Simples: Melhorar a relação peso x potência, e tornar o carro mais dócil na tocada de pista. Eu não costumo ir nos Track Day para virar tempo, mas para me divertir.

 

Porta-Malas - Excesso Peso

Porta-Malas – Excesso Peso

 

Com menos peso o carro fica diferente, e dependendo do caso pode ficar mais fácil ou mais difícil guia-lo. É nítido quando estamos fazendo várias voltas sozinho na pista, paramos para dar alguma carona e já na primeira curva sentimos que a tocada precisa ser diferente. O mesmo se aplica ao colocar peso no veículo na hora de viajar.

 

Quando se coloca mais peso no veículo é normal o carro rolar mais nas curvas, ou seja, a aceleração lateral (vulgo força G lateral) é atingida com mais rapidez. Além disso, o maior peso deixa o carro com reações lentas, provocando retomadas de velocidade que exigem mais tempo para serem feitas que o normal. Em ultrapassagens isso pode lhe custar a vida!

 

Este “descuido” com o peso do carro acontece com frequência nas viagens, e poucos motoristas conseguem se atentar a isso com antecedência. Para isso aqui vai algumas dicas de como organizar melhor a bagagem do carro.

 

ORGANIZAR BAGAGEM NO PORTA-MALAS.

Quando for colocar a bagagem no porta-malas, não faça isso de qualquer jeito. Você pode estar comprometendo muito a dirigibilidade do veículo.

Procure organizar a bagagem seguindo o seguinte critério:

–> Itens mais pesados sempre manter próximo ao eixo traseiro: Colocar as bagagens mais pesadas próximo ao eixo do veículo, ou seja, mais encostado no banco traseiro evita que o carro produza um efeito chamado “rabo de peixe”. Este efeito ocorre quando o peso está na extremidade traseira do veículo, provocando maior instabilidade em curvas.

Organizar Bagagem

Organizar Bagagem

 

–> Distribua o peso conforme os passageiros: Para não desequilibrar a distribuição de peso transversal.

Supondo que numa viagem irão três adultos entre 70 e 100kg além da bagagem, normalmente a pessoa que vai no banco de trás fica sentado em um dos lados do carro. Ajeite a bagagem exatamente ao oposto de onde o passageiro do banco de trás irá ficar. Se ele se sentar ao lado direito, coloque mais bagagem no lado esquerdo do bagageiro.

A concessionária de rodovias TEBE, reforça o que estamos afirmando aqui.

 

ORGANIZAR BAGAGEM EM BAGAGEIRO DE TETO.

Digamos que seu carro está com pouco espaço no bagageiro para comportar todas as malas da família. O que fazer? Comprar uma Dodge Caravan ou um bagageiro de teto?

 

Bagageiro de Teto

Bagageiro de Teto

 

Eu e muitas pessoas optaríamos pelo bagageiro de teto, então o único cuidado que deve ser tomado é o excesso de peso no compartimento.

Leia o manual do bagageiro de teto atentamente, mas considere uma lei básica da física: A elevação do centro de gravidade.

 

ORGANIZAR BAGAGEM EM REBOQUE.

O bagageiro do tipo reboque, ou famosamente conhecido por “carretinha” é pouco utilizado, mas acredito ser o mais útil de todos.

Como o peso excedente não afeta diretamente o comportamento dinâmico do carro, basta ter mais cuidado nas curvas e não fazê-las de maneira brusca, para não chicotear o reboque.

 

Bagageiro reboque Mustang

Bagageiro reboque Mustang

 

A maior atenção fica por conta:

–> Das manobras em marcha ré.

–> Fazer a tangencia da curva corretamente para o reboque não subir no meio-fio, por exemplo.

–> Verificar se toda sinalização do reboque está em dia, pois a alguns modelos costumam cobrir as lanternas traseiras do veículo.

Obviamente se você estiver rebocando um trailer, o cuidado terá que ser redobrado.

 

Obviamente há alguns motoristas muito imprudentes:

–> Os que socam a bagagem de qualquer jeito e pisam fundo como se não existisse amanhã…

–> Tem aqueles que além de socar a bagagem, colocam bagageiro de teto, entopem o reboque e não tem a mínima noção em dirigir um carro nesta condição. Aqui nas estradas do Paraná, em especial a BR-277 (Curitiba-Foz do Iguaçú), é bem fácil ver Argentinos e Paraguaios nesta situação…

 

Excesso Bagagem

Excesso Bagagem

–> Tem os “mão de vaca”, que ao alugar um carro escolher uma categoria Hatch e mal cabe toda a bagagem…

Prefiro não fazer comentários para não baixar o nível desta matéria…

 

Outro detalhe muito importante: Calibre os pneus conforme a carga do veículo. Leia o manual do veículo que tem tudo lá!

 

Grande abraço!
Eder Matias

 

EXTRAS!

 

Vai sair de férias?

Confere aqui algumas dicas sobre mecânica e manutenção, que podem livrar você de dores de cabeça:

–> Cuidados com ar condicionado do veículo

 

Pensou em alugar um carro?

Vocês também podem conferir aqui outras dicas sobre férias:

–> Dicas de locação de carro nas férias

–> Dicas sobre seguros de veículos alugados

 

Dicas Mecânicas

3 thoughts on “Como distribuir corretamente as bagagens no veículo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed