18/12/2017

carros testados e avaliados

Comparativo | Polo | 1.6 MSI x 200 TSI Highline
Avaliando | Polo 1.6 MSI | Test Drive
Crash Test | Latin NCAP | KWID
Avaliando o etanol | Shell | Petrobrás | Ipiranga
Avaliando | Polo 1.6 MSI | Parte interna e externa
Arrow
Arrow
Slider

Beleza galera!

 

Para quem perdeu a primeira parte da avaliação deste Hatch invocado, segue o link!

–> Avaliando Ford Ka Hatch 1.5 2015/2015 – SE – Parte 01

 

 

Nesta parte descrevo como foi a vida a bordo e detalhes gerais do carro que encanta mais na direção do que no acabamento.

 

Para quem acompanha o site já deve ter lido a matéria que fizemos no seu parente de traseiro maior, o Ka+ 1.5 SE. Se não leu, confere aqui!

 

Vou comentar as características gerais deste Hatch.

 

AVALIAÇÃO

Espaço interno e porta-malas

O Ka é um compacto que agrada no quesito espaço interno para ocupantes. Os bancos são bem simples, mas agradáveis, e acomodam bem qualquer pessoa de qualquer estatura. Quatro adultos ficam bem confortáveis, com muito espaço para as pernas, e sem ficar raspando cabeça no teto.

Andar com três adultos atrás complica, pois o carro não é muito largo, o túnel central atrapalharia os pés de quem senta ao meio. A falta de apoio de cabeça central pode incomodar, além de ser um item de segurança faltante.

 

 

Os bancos dianteiros não tem regulagem de altura, mas sua posição é elevada, bem ao estilo Kombi de ser.

A regulagem horizontal dos bancos é muito fácil de encontrar devido a um sistema de travas bem engenhoso e criativo. Ela possui três pinos, mas somente 2 deles travam o banco.

Quando se regula o banco, os pinos se alternam no travamento do deslizante horizontal.

 

 

O porta-malas é o ponto “negativo”, mas nem tanto para este carro, pois devido à regalia de espaço interno ele compromete o porta-malas.

 

 

Veja agora com as duas malas que levei na viagem. A tampa fechou sem apertos.

 

A ergonomia na direção é um dos pontos fortes dessa barata! Só há regulagem da altura da coluna da direção, mas não há de profundidade. Mesmo assim é fácil encontrar a melhor posição de dirigir.

 

O volante tem boa pega e com diâmetro ideal, e esta versão ainda conta com comandos da central multimídia do acessível à mão esquerda no volante.

 

 

O painel de instrumentos é simples (até demais para galera que curte PlayStation). Têm conta-giros, velocímetros e marcador de combustível analógico, melhor que as “barrinhas”, que eu particularmente odeio.

 

 

Faz falta um marcador de temperatura no painel, contudo isso não chega efetivamente a ser um problema. Se o carro aquecer demais há uma luz no painel indicando para parar o carro imediatamente. Tem gente que reclama fortemente a falta deste item, mas confesso que não entendo estas pessoas. Algumas são tão “lesadas” que não faria a menor diferença este item.

 

Andei lendo pela imprensa automotiva “especializada” (pelo menos é o que se autointitulam) que ferveram um motor de um Ka no começo dos testes em 2015, devido a um erro de projeto no dimensionamento de um fusível (era 30 amperes e agora é 40). Esta mesma imprensa criticou um monte a falta de mostrador de temperatura, mais aí eu pergunto:

 – Onde você estava com a cabeça quando acendeu a luz no painel? Heim, cara pálida?!?!?!?

 – Achou que era época de Natal e por isso acendia luzes no painel?!?!?

 

Pergunta aos leitores: Adianta colocarem marcador de temperatura se a “criatura” não parou o carro quando acendeu a luz no painel?!?!?!?

 

Desculpem, mas não tenho paciência para este tipo de situação… Se você falar pra mim que estava distraído, ok. Paciência! Mas jogar 100% da culpa pela falta do mostrador é coisa de “piá de prédio”…

 

No meu ex Ka Action (versão antiga), não havia marcador de temperatura, e a bomba d’água foi trocada umas 3 vezes porque foi pro vinagre. Em todas às vezes ascendeu a luz, parei, chamei o guincho e nada de “ferver” o motor a ponto de detonar o cabeçote.

 

A maior parte do acabamento do painel, portas, etc. é em plástico duro, então a galera que gosta de alisar e morder painel pode machucar os dentes! Contudo não bate nada.

 

Os tapetes do carro são todos originais e do tipo carpete, então não escorregam. Para o motorista os tapetes são com presilhas, e nos demais somente antideslizantes, mas eficientes.

 

 

Os comandos de ventilação são eletrônicos e os botões tem boa pega, lembrando que esta versão também tem a opção “turbo”, que gela a cabine rapidamente. Senti falta de uma opção com saída Frontal + Para-brisa.

 

Ka – Comandos do Ar Condicionado

 

Em breve continuaremos com esta matéria. Aguardem que vale a pena!

 

Grande abraço!

Eder Matias

 

EXTRAS!

 

Confira nossas avaliações em vídeo!

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Eder Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Categorias

Arquivo

Enquete

Qual tipo de carro você prefere?
  • Sua opção

Nosso Feed