23/11/2017

carros testados e avaliados

Avaliando | Polo 1.6 MSI | Test Drive
Crash Test | Latin NCAP | KWID
Avaliando o etanol | Shell | Petrobrás | Ipiranga
Avaliando | Polo 1.6 MSI | Parte interna e externa
Avaliando | Polo 200 TSi Highline | Test Drive
Arrow
Arrow
Slider
Qual o melhor carro para trabalhar no Uber ou Cabify?
UOL Carros

 

A crise está brava e o emprego sumiu, uma alternativa é cadastrar o seu carro para você trabalhar como motorista de aplicativo como o Uber ou Cabify por exemplo. Para quem já possui veículo e desde que este esteja dentro da margem do período máximo de fabricação que os aplicativos exigem, em média 5 anos de uso, não há muito o que pensar, o melhor carro é este mesmo, mas se a ideia for comprar ou alugar um veículo para esse fim específico ai o assunto é outro. Afinal, que carro comprar ou alugar?

 

Ponderações:

Se formos analisar qual veículo comprar fica difícil escolher apenas um, afinal uma série de fatores podem influenciar-nos nesta escolha como por exemplo: consumo, velocidade máxima, preço, desvalorização e finalmente gosto pessoal.

 

Tudo isso é importante afinal não adianta nada o carro ser econômico, ágil e veloz, ter um bom preço, ter baixa desvalorização mas não te agradar, todo o resto vai por água abaixo. É por isso que nem entraremos nessas questões polêmicas e vamos tentar te indicar um excelente carro observando outros pré-requisitos que um carro deve ter mas que pouca gente sabe disso ou está interessada em saber.

 

Afinal, o que é realmente importante e que deve ser levado em conta como fator principal na compra do carro?

 

1 – Segurança veicular: Sim, é o fator principal. Sem segurança você estará pondo em risco a sua vida e a de seus passageiros então não adianta o carro ser econômico, ágil e veloz, ter um bom preço, ter baixa desvalorização, te agradar, mas ser um carro inseguro, agora sim, todo o resto “foi por água abaixo” definitivamente. Até este momento não sabemos ainda qual carro te indicar a comprar. Entretanto baseando-nos apenas em segurança veicular sabemos exatamente quais são os carros que você NÃO DEVE comprar sob nenhuma hipótese, são eles: Chevrolet Onix, Ford Ka*, FIAT Palio e FIAT Mobi, saiba o porquê clicando aqui
*Lista atualizada em 26 de outubro de 2017
 

2 – Conforto: Não nos referimos aqui apenas ao conforto usual como bancos de couro, ar condicionado, vidros e travas elétricas por exemplo. Estamos aqui falando de conforto no sentido mais amplo desse conceito. É preciso levar em consideração que diferente de um motorista comum, o motorista de aplicativo muitas vezes passa de 10 a 12 horas ou até mais ao volante de um veículo o que é bem estafante caso o veículo seja desconfortável. Isso posto, é importante que o veículo possua ar condicionado e toda sorte de equipamentos elétricos mas o que realmente é fundamental é que o veículo tenha ao menos câmbio automático. E o motivo mais importante para que o carro possua câmbio automático é que em casos mais severos, aqueles de jornada de trabalho muito extensa, um veículo com câmbio manual pode lhe causar LER – Lesões por Esforço Repetitivo devido a quantidade excessiva de trocas de marcha que é preciso efetuar sobretudo em cidades cujo trânsito seja intenso ou caótico. Afinal, você sabe quantas vezes por dia você usa o pedal da embreagem e troca de marcha no trânsito? Se você mora em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre ou Brasília e encara mais de uma hora por dia ao volante, a resposta é: mais de 300 vezes. Multiplique isso por cinco dias na semana e chegamos a 1500 trocas de marcha. Agora, multiplique por 10 no caso do motorista por aplicativo que trabalha em média 10 horas por dia e chegamos ao absurdo número de 15 mil trocas de marcha em apenas 1 semana de trabalho, pense nisso, é a sua saúde e o seu bem estar que está em jogo.

 

3 – Custo/Benefício: É outro item extremamente importante e que deve ser levado em conta por motoristas de aplicativo, afinal a margem de lucro é bastante reduzida por isso a dica é: compre um veículo com câmbio automático e fuja do automatizado pois um câmbio automatizado ou robotizado não é o mais indicado para um uso intenso do veículo. Isso porque o câmbio automatizado nada mais é que um câmbio manual com a “embreagem automatizada” ou seja, o veículo equipado com câmbio automatizado necessita efetuar troca de embreagem quando esta estiver desgastada o que gera altos custos para o motorista de aplicativo além do que os câmbios automatizados não gozam de boa reputação e possuem fama de frágeis e problemáticos. Com relação ao custo de manutenção por exemplo, o valor da troca da embreagem de um câmbio automatizado chega a ser até três vezes mais caro do que uma embreagem de câmbio manual convencional, dependendo do modelo do veículo. Isso é movimento de mercado, pois não há tantas diferenças entre as duas peças que justifiquem o preço mais alto, porém o custo de mão de obra para a troca será maior pois o profissional precisa investir em capacitação e ferramentas. O preço para a troca de embreagem de um câmbio automatizado ou robotizado gira em torno de R$ 1.200 ante R$ 350 de um carro equipado com câmbio manual convencional. Outro item importante é a durabilidade desta peça. Os discos de embreagem dos câmbios robotizados devem durar em média 100 mil km, porém a grande maioria apresenta desgaste prematuro com metade da quilometragem, por conta da forma de utilização do veículo. No final das contas, se você rodar mais de 50 mil km com o carro, o câmbio automático sairá bem mais barato. Lembre-se, carro com câmbio automatizado ou robotizado é apenas um carro com “embreagem automática” o câmbio é o mesmo dos carros com câmbio manual tradicionais, ou seja, a “facada” vem quando é preciso trocar a embreagem, pense nisso.

 

Conclusão final:

 

Baseando-se unicamente no quesito “segurança veicular” os melhores carros com motor 1.0 para se trabalhar no Uber ou Cabify seriam: Volkswagen Up!, Volkswagen Polo* e Volkswagen Golf*, confira o porquê clicando aqui
*Lista atualizada em 04 de outubro de 2017
 

Entretanto ao se considerar os itens custo e conforto e nesse item específico um carro que possua câmbio automático, o Toyota Etios se torna uma excelente opção, afinal é o carro mais barato do país com câmbio automático além de possuir motor 1.3, confira no vídeo abaixo produzido pelo canal UOL Carros:

 

 

No quesito segurança ele vai bem também. Foi aprovado no Crash Test do Latin NCap no protocolo anterior em vigor até 2015 e obteve nota 12,87 de um total de 16 e recebeu 4 estrelas. Confira o resultado completo clicando: aqui

 

Como pudemos observar o melhor carro para se colocar no Uber ou Cabify na verdade depende de vários fatores e seríamos altamente tendenciosos em dizer qual seria o melhor carro afinal o que talvez nós consideramos importante talvez não seja para você, mas, quando olhamos para o lado da segurança e esta deve ser sempre a nossa maior prioridade não tem erro e nem dúvida, os números não mentem e as sugestões foram dadas.

 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a solucionar suas dúvidas, caso contrário deixe o seu comentário no final desta página que em breve responderei.

 

Enfim, isso era o que tínhamos para hoje, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Eu já avaliei o Toyota Etios em uma outra oportunidade mas era a versão com câmbio manual, apesar disso se quiser saber mais, acesse:

Avaliação | TOYOTA ETIOS X 1.3 | Comentários Gerais

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

Artigos Relacionados

Rico Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Categorias

Arquivo

Enquete

Qual tipo de carro você prefere?
  • Sua opção

Nosso Feed