13/04/2024

carros testados e avaliados

Avaliação do Gol CL 1.8 1989 raridade
Volkswagen GOL CL 1.8 1989

 

A fábrica confirmou, nosso carro é um protótipo pré-série, um carro exclusivo.

 

Lançado em Maio de 1980, o Gol é considerado o maior sucesso da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. É o primeiro e único carro produzido no Brasil a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até hoje, tornando-se, em fevereiro de 2009, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas. Nos mais de 40 anos de produção, teve mais de 8,5 milhões de unidades produzidas, sendo o carro mais vendido da história do Brasil.

 

Em 2010, a frota nacional do Gol atingiu 5.152.655 unidades, incluindo todas as versões em circulação do veículo. No mesmo ano, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) divulgou em pesquisa que o Gol era o veículo mais roubado do Brasil com 21.907 registros. Atualmente são 6.473.864 unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento. No mercado de usados o Gol permanece no lugar de usado mais vendido do país, e em Janeiro vendeu 58.852 unidades. É, também, o modelo brasileiro mais exportado, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas para mais de 65 países.

 

São números colossais e dentro desses números existem os esportivos Gol GTi 2.0 e GTS 1.8 e a edição especial Gol Star 1.8 para ficar apenas entre aqueles chamados de Gol quadrado de frente baixa, entre 1987 e 1990. E eu jamais poderia imaginar que dentro deste universo todo justo a minha unidade pudesse ser uma versão mais rara que todas estas citadas anteriormente.

 

Tudo começou quando o meu irmão Ronald Nogueira me ofereceu o carro em agosto de 2019. Meu irmão havia comprado outro carro e como ele tinha direito a apenas 2 vagas no condomínio onde ele mora, o Gol estava dormindo na rua em São Bernardo do Campo-SP. Eu já conhecia o carro, meu irmão permaneceu com ele os últimos 20 anos (desde 1999), pois eu já o havia pego emprestado em algumas ocasiões. Desde esse tempo eu já desconfiava que o carro tinha algo a mais, ele andava muito para um carro com motor AP 600. E a partir de 1 de setembro de 2019 o carro passou a ser meu. Para saber mais clique aqui

 

No mesmo mês da doação o carro já entrou em reforma e permaneceu assim por longos 2 anos e 5 meses e foi nesta época que o meu amigo Wagner Bontorim, restaurador, mecânico, funileiro e pintor, na verdade mecânico de avião formado, mas também um fanático por Dodges e Volkswagens antigos (possui um Dodge Dart, 2 Fuscas – sendo um Itamar – e um Gol com motor a ar) descobriu meio que por acaso que o carro possuía motor 1.8 ao retirá-lo do cofre para conserto de algumas trincas, ocorrência comum na plataforma BX do Gol, Voyage, Parati e Saveiro. Para saber mais clique aqui

 

Avaliando o custo de se manter um Volkswagen GOL CL 1.8 1989

Motor AP 800. Esta descoberta em Dezembro de 2019 foi que atiçou a busca por descobrir as origens do carro.

 

Pesquisando a raridade:

 

Procurei na Revista 4 Rodas a qual me informou que inexiste GOL CL com motor 1.8 do ano 1989, obviamente que esta informação me surpreendeu, afinal eu possuo um, e por conseguinte ele existe. Resolvi então ampliar a pesquisa até chegar ao lançamento do modelo 1988 em Outubro de 1987, confira:

Avaliação das versões do GOL na Revista 4 Rodas

Versões “zero km” do Volkswagen GOL modelo 1988 disponíveis no mercado


Como pode-se notar na tabela acima, em Outubro de 1987 as versões disponíveis para o Volkswagen GOL modelo 1988 são a “C” “CL” “GL” e “GTS”. Veja que a única versão a disponibilizar o motor AP 800 é a versão esportiva GTS. Nas outras três versões o motor AP 1.8 não é disponível.

 

Na edição 382 de Maio de 1992 o encarte de preços de carros volta para dentro da revista mas ela comete o equívoco de juntar na tabela de usados as versões S e CL no mesmo balaio de gatos misturando modelos e anos de fabricação. Entretanto, em Agosto de 1992 ela resolve separar o joio do trigo separando a versão CL 1.6 da versão CL 1.8 e o que constatamos é que de fato o modelo 1989 equipado com motor 1.8 nunca existiu oficialmente, confira:

Avaliação das versões do GOL na Revista 4 Rodas

Enfim a comprovação, o GOL CL 1989 equipado com motor AP 800 não existe oficialmente

 

E se você ainda não está plenamente convencido da não existência de GOL CL 1989 equipado com motor 1.8 veja essa nota que foi publicada na revista 4 Rodas no mês seguinte, Setembro de 1992:

Avaliação de vendas das versões do GOL na Revista 4 Rodas

GOL CL: Líder de vendas no mercado de usados mas apenas na versão equipada com motor 1.6

Outro indício de que o carro é raro

 

Em 1989, a Volkswagen trocou o cultuado motor AP pelo CHT. Esse é o motor da Ford, que passou a ser chamado de AE e que começou a equipar as linhas Gol, Voyage, Parati e Saveiro, nas versões CL e GL, substituindo o tradicional e bem sucedido Volkswagen AP 600 – uma das melhores coisas que a Volkswagen já produziu em seus 70 anos de Brasil.

 

Em suma, o melhor motor nacional até então acabou e desde o começo de novembro de 1989, as concessionárias Volkswagen vendiam o Gol com motor Ford. Na época, quem quisesse comprar um Gol zero-quilômetro com legítimo motor Volkswagen só tinha uma alternativa: recorrer à versão GL, que opcionalmente viria com motor 1.8. Para o Gol CL, no entanto, não havia saída pois o único motor disponível era mesmo o AE ou CHT da Ford.

 

Fonte: 4 Rodas

 

Considerações Finais

 

Como podemos observar, o GOL CL do ano de 1989 equipado com o motor AP 800 não existe “oficialmente” o que me levou a acreditar que das duas, uma! Ou o carro teve o seu suposto motor original AP 600 trocado por um motor AP 800 ao longo da sua história de 35 anos ou estávamos diante de um carro mega raro, um protótipo pré-série exclusivo, um Gol 1989 com acabamento CL mas equipado com o motor 1.8 do esportivo GTS.

 

A solução foi pedir o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen emitido pela própria fábrica, o qual chegou no dia de ontem trazendo a maravilhosa notícia de que o motor que está no carro é o motor ORIGINAL instalado em 23 de Janeiro de 1989 no dia da montagem do carro em sua linha de montagem. Confira:

 

Avaliação do certificado de veículo clássico Volkswagen do Gol CL 1.8 1989

 

Avaliação do certificado de veículo clássico Volkswagen do Gol CL 1.8 1989

Nota fiscal da 4 Takes

 

Avaliação do certificado de veículo clássico Volkswagen do Gol CL 1.8 1989

Carta do Presidente e Certificado

 

Avaliação do certificado de veículo clássico Volkswagen do Gol CL 1.8 1989

Kit completo

 

Resumindo, não podemos garantir que o nosso carro seja o único Gol CL equipado com o motor AP 1.8 fabricado em 1989, mas podemos garantir que ele é, senão o único, um dos poucos remanescentes.

 

Próximos passos:

Depois da comprovação de que o carro é uma raridade decidi vendê-lo, não acho justo ficar comigo um carro tão raro. Eu não tenho condições de manter algo tão valioso sob minha responsabilidade. Para vocês terem uma ideia o carro é de uso diário, e para complicar eu não tenho garagem, o carro dorme na rua. Uma raridade destas deveria estar em um local mais apropriado, cuidado por pessoas que tenham condições de mantê-lo ao abrigo de sol e chuva pois ele representa uma parte importante da história do carro mais famoso da Volkswagen do Brasil, da própria fábrica e da indústria automobilística como um todo.

 

Logo, nada mais justo que oferecê-lo para a própria fábrica para que seja incluído no acervo da Garagem Volkswagen dos carros clássicos. Farei isso ainda hoje.

 

Para finalizar, caso a fábrica não se interesse pelo carro, você colecionador ou apreciador que sabe dar o devido valor a um carro raro, faça sua proposta que a analisaremos. Deixe sua mensagem na área de comentários logo abaixo com a proposta que você julgar honesta por um carro com essas características que retornaremos o contato. Não se preocupe em expor seus dados pois não os publicaremos. As mensagens postadas na área de comentários entram em moderação e só serão liberadas para publicação após análise e sua aprovação.

 

É isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT – Centro Educacional de Valorização de Trânsito e credenciado pelo DETRAN/SP, também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Quer saber mais sobre a nossa raridade?
Acesse:

Avaliando a Mosca Branca de um olho azul e o outro verde | VW GOL CL 1.8 1989

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Rico Avalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed