15/12/2019

carros testados e avaliados

50th_anni_camaro_landing_design_01_1480x380Sim, é um senhor! Pois como diria um amigo meu: – É um SENHOR carro! E que carro. Nem vou me alongar muito pois não há mesmo muito o que dizer de um carro que completa hoje 50 anos, a maioria não chega nem perto disso. Para se ter uma ideia, dentro da mesma família GM apenas o irmão Corvette é mais velho e completou 63 anos no último dia 30 de junho.

 

Mas o aniversariante do dia é o CAMARO e esse nome, olha que curioso, não significa absolutamente nada. Nada especificamente, afinal não é nome de cidade, de festa famosa e nem de praia é apenas o que é, um nome próprio. Próprio daqueles que foram feitos para brilhar e fazer fama. Sim, os números comprovam, 50 anos, 5 milhões de veículos produzidos o que perfaz a média de 100 mil veículos/ano e para quem acha que é pouco essa é a média de vendas do badalado primo brasileiro, o líder de vendas em nosso país, o Chevrolet Onix. E isso porque é um carro caro para os nossos padrões, ainda assim já vendeu mais de 5 mil unidades aqui desde que começou a ser importado em 2010.

 

Os críticos vão espernear, vão dizer que o Camaro é apenas uma cópia mal acabada do Mustang lançado pela Ford dois anos antes nos Estados Unidos e que dessa forma o Camaro é na verdade o fruto de uma tentativa desesperada da General Motors de correr atrás do prejuízo, entretanto o Camaro foi um sucesso e somou 220 mil unidades vendidas logo no primeiro ano após o lançamento em 1966.

 

Os puristas vão dizer que o carro não tem 50 anos pois teve sua produção interrompida em 2002 para voltar a ser fabricado apenas em 2010 logo, teria apenas 42 anos. Na verdade aquele foi um período de descanso para que ele voltasse revigorado, mais bonito e mais potente. Entre a quarta e quinta gerações a potência saltou de pouco mais de 320 hp (horse-power) para mais de 410 hp de potência, foi simplesmente o segundo maior salto na potência dos motores durante sua história, o maior ocorreu entre os modelos 2011 e 2012 onde a potência pulou de 410 hp para quase 580 hp

 

Eu digo que o carro é um dos maiores sucessos mundiais, talvez ajudado por seu papel como personagem BUMBLEBEE da franquia TRANSFORMERS no cinema o que fez o Camaro bater as vendas totais de seu concorrente direto em março de 2015 quando a quinta geração vendeu mais de 500 mil unidades desde quando começou a ser fabricada em 2009 tornando-se o “muscle car” mais vendido nos Estados Unidos por 5 anos consecutivos superando o Ford Mustang.

 

Hoje existem três versões “normais”: LT, RS e SS. As opções de motores começam com um 2.0 turbo de 275 cv e 40,6 mkgf de torque máximo, passa por um V6 3.6 de 335 cv e 39,2 mkgf  e chega em um V8 6.2 de 455 cv de 46,3 mkgf. As transmissões podem ser manual de seis marchas ou automática de oito velocidades. Mas existem também versões especiais como a ZL1 com opção de carroceria com teto rígido e conversível.

 

Para comemorar todos esses feitos a Chevrolet lançou nos Estados Unidos a Edição Especial Camaro Fifty – Edição Especial de 50 anos (aquele branco na imagem) – que segundo as notícias que circulam na internet virá para o Brasil. Será a estreia da até então inédita sexta geração em terras brasileiras, mas não é para todo mundo que deseja ter um carrão desses pois desembarcarão por aqui apenas 100 míseras unidades.

 

Para finalizar, deixo aqui registrado o meu parabéns à General Motors, à Chevrolet e ao próprio Camaro, afinal não é todo dia que um automóvel completa 50 anos.

 

Saudemos o Camaro! Um SENHOR carro!

 

Viu a minha primeira postagem aqui no Avalia Carros?
Acesse:

SALVE PESSOAL!

Vídeos

7 thoughts on “CAMARO | Um senhor de 50 anos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed