18/06/2019

carros testados e avaliados

Renault_Sandero_01
Salve galera do Avalia Carros!

 

Na primeira quinzena de Setembro/2016 precisei alugar um “basicão” e “peladão” para fazer umas correrias de uns 3 dias, então fiz uma reserva na Movida Rent a Car, da loja Aeroporto. Infelizmente já eram passadas das 18 hrs, e somente lá eu poderia pegar um veículo. Minha casa fica a 30 Km do Aeroporto Afonso Pena, mas é um trecho tranquilo.

 

Como já fiz uma avaliação de outro Sandero irei comentar as diferenças entre eles. O modelo que avaliei anteriormente é o Expression e vocês podem conferir clicando aqui

 

DADOS DO CARRO

* Sandero, modelo Autentique ano 2016/2016 – Prata.

 

* Motorização:

–> 1.nada… neste carro em especial, nada mesmo!

–> Potência de 80 cv no etanol e 77 cv na gasolina, a 5750 RPM.

–> Torque de 10,5 Kgf/m no etanol e 10,2 Kgf/m na gasolina, a 4250 RPM.

–> Peso em ordem de marcha: 1.013 Kg

–> Relação Peso x Potência: 12,66 quilos para cada cavalo de potência máxima. Quanto menor o índice, melhor.

–> Comparação com outros modelos similares: Ônix (12,63) e Ka (11,84)

 

* Combustível: Flex.

 

* Itens de segurança

–> Air Bag: Sim

–> ABS: Sim

–> EBD: Sim

–> ESP: Não

–> Controle de tração: Não

–> Controle de rampa: Não

–> Isofix: Não

–> Cintos de segurança: Transversais, com cinto abdominal para passageiro central do banco de trás.

 

* Categoria do veículo e locadora, quando houver.

–> Fiz a reserva da categoria A, que inclui os “peladões” Gol, Novo Uno ou “similar”. Cheguei lá não havia mais carros categoria A, então a Movida cedeu um carro categoria B, que inclui “ar” e “direção” no pacote.

–> O carro estava com aproximadamente 1 mil km rodados. Praticamente zero KM!

–> O tanque estava “cheio”, faltando apenas 2 litros para o desarme automático da bomba.

 

Confere aqui as dicas importantes para retirada do carro da locadora:

–> Inspeção do veículo

–> Condições de abastecimento

 

CONDIÇÕES DE USO

Urbano. Utilizei para correria do dia-a-dia. De casa para escola da filha, depois para o trabalho, e vice-versa.

 

O único abastecimento foi antes de devolver o carro, que não foi na loja do aeroporto, mas sim da loja Centro (Curitiba-PR). Lembre-se sempre de considerar os custos de entrega em locais diferentes, mas neste caso a locadora não cobra estes deslocamento se for na mesma cidade.

 

AVALIAÇÃO

Espaço interno e porta-malas

O Sandero ainda é o melhor carro em espaço interno, pois acomoda bem os passageiros e bagagens (principalmente). Talvez para o uso urbano seja grande demais, pois geralmente no dia-a-dia se anda sozinho no carro e sem bagagem. Trocando em miúdos, é muita massa para deslocar, o que acaba afetando o consumo.

 

Os bancos não são muito bons, e isso não mudou muito em relação à versão Expression que aluguei. São ruins quanto à “posição H”, demasiadamente elevados e não tem regulagem de altura. Perceba na imagem abaixo que o banco não tem distância suficiente para acomodar confortavelmente as pernas.

Sandero 1.0 Authentique - Posição H

Sandero 1.0 Authentique – Posição H

 

A ergonomia na direção é razoável, pois a direção apesar de hidráulica é muito pesada. Há o fator dimensão dos pneus que joga contra este “1.nada”: São muito grandes para um veículo pesado e “espaçoso” como o Sandero.

 

Sobre o volante considero a grossura do aro demasiada. Mulheres irão sofrer com este item, pois com mão pequenas a “pega” costuma ser prejudicada.

 

Nada de “tapetes mágicos”, pois são bem fixados e originais de fábrica. Ponto pra Renault!

 

Os pedais são bem dispostos, os comandos de ventilação são funcionais, e os comandos de setas simples e sem frescuras, seguindo o padrão de outras marcas.

 

Uma coisa que reparei é o estilo dos bancos nesta versão. É bem parecido com o Ka, com detalhes de “riscos” azuis no tecido. O que achei um ponto negativo é o encosto de cabeça, pois ele é fixo e não tem regulagem de altura.

Sandero 1.0 Authentique - Bancos

Sandero 1.0 Authentique – Bancos

 

Pra mim isso é determinante numa locação para viajar, pois eu tenho uma filha de 5 anos e ela adora assistir o DVD dela durante as viagens, e sem esta regulagem não há local para fixar o DVD.

Sabe o que é mais curioso: Os encostos dos bancos traseiros são removíveis! 😕

 

Ar condicionado

Em Curitiba fez frio no período que aluguei o carro, então não pude testar com eficiência a potência do ar condicionado, mas o aquecedor funcionava bem. Os difusores de ar são simples, mas funcionais, pois estão dispostos numa altura boa (alta).

 

Nível de ruído

Em relação à versão Expression (2015/2016) que aluguei em Junho de 2016, esta versão está mais silenciosa, principalmente em giros baixos. Em alta rotação obviamente faz bastante ruído, mas é aceitável. Uma coisa que reparei é que os pneus são ruidosos, e são os famosos P1 da Pirelli de “baixo atrito”. Eu particularmente acho um pneu bem sem vergonha, mas é meio padrão este tipo de pneu nos carros de entrada.

 

Suspensão

O Sandero tem uma proposta de conforto, então ele é macio, mas não chega a ser molengão se usado pacificamente. Quando exigido em curvas ele tende a rolar bem a carroceria, mas dentro de uma margem de segurança, sem assustar. O carro que peguei estava com calibragem dos pneus bem alta para uso urbano (36 libras), mas mesmo assim foi bem confortável até eu acertar a calibragem conforme manual do veículo. Passa tranquilamente nas buraqueiras sem ficar chacoalhando.

 

Vida a bordo

Esta versão é bem pelada, então não tem a central multimídia (Media NAV), item que considero o melhor da linha Sandero.

 

Tem poucos portas-trecos, mas um generoso porta-luvas.

 

O computador de bordo não há. Tem mostrador de horas, odômetro total e parcial.

Sandero 1.0 Authentique - Painel

Sandero 1.0 Authentique – Painel

 

Já comentei no outro teste sobre o botão de trava de segurança das portas traseiras, também conhecido como “trava protetora de criança”. Pergunta que faço aos engenheiros da Renault: É muito carro colocar um adesivo nesta trava?!?!?!

Sandero 1.0 Authentique - Trava Segurança

Sandero 1.0 Authentique – Trava Segurança

 

Outro detalhe que me preocupou é que esta trava tem o botão de fácil manuseio, e qualquer criança com 3 anos ou mais que tenha acesso vai conseguir mexer nela. Perigo iminente! Outras marcas como Ford e Chevrolet utilizam um sistema que exige a chave do carro ou uma chave de fenda, ou seja, não dá pra mudar a posição da trava sem uma ferramenta.

 

Motorização e câmbio

Aqui entra uma grande decepção. Acho que esta versão, para entrar no CONPET sofreu demais com o “enforcamento” que a fábrica precisou fazer para ter o selo A de eficiência, durante a calibragem do motor. Isso demonstra a falta de margem para o motor se adequar as normas, e o quanto o projeto do motor precisa ser revisto. Consequência disso é um motor que não rende e tem respostas muuuuito lerdas, mesmo com os 80 cv declarados. Talvez seja algo desta unidade, mas meu irmão alugou um Sandero zerado também, e reclamou do mesmo problema. Lembrou-me o Ônix que aluguei em Junho 2016.

 

O câmbio está mais silencioso, mas muito disso deve ser devido ao carro ser praticamente zero km.

 

Consumo

KM inicial: 1.108

KM final: 1.310

 

Abastecimento: 24,5 litros. Andei só na “pinga” (etanol).

–> 8,24 Km/l na pinga.

 

Estes números são bem ruins comparados à versão Expression que deu uma média de 10 Km/l. Acredito ser o fato de o carro estar muito novo, então fica a pulga atrás da orelha.

 

Os dados do Inmetro apontam:

Etanol: 8,7 Km/l (cidade) e 9,6 Km/l (estrada)

Gasolina: 12,6 Km/l (cidade) e 14,0 Km/l (estrada)

 

O ranking de consumo de combustível dos carros já testados você confere clicando aqui

 

COMENTÁRIOS GERAIS

Comparado com a versão Expression, a Autentique é bem limitada, e a única coisa que agrada é o nível de ruído. Se você tiver bala na agulha para dispor da versão Expression, vale a pena o investimento.

Mas para as rotinas do dia a dia não tem erro, é uma opção espaçosa, no entanto não é o mais econômico dos veículos “1.fraco”.

Sandero 1.0 Authentique

Sandero 1.0 Authentique

 

Pergunta crucial

Independente de preço ou poder aquisitivo, você compraria este carro?

Não! Por 3 motivos:

1 – O carro é muito grande. Gosto que carros compactos.

2 – Não é muito econômico, mas talvez seja algo desta versão.

3 – A trava de segurança da porta traseira e a impossibilidade de colocar o DVD para minha filha é determinante! A vida a bordo é algo que precisa ser altamente considerado pelos compradores, mas infelizmente está cheio de “mané” que a primeira coisa que olha é se o carro é bonito. Cada louco com sua loucura!

 

Grande abraço!
Eder Matias

 

Outras avaliações do modelo Expression você confere logo abaixo!

 

–> Eder Avalia: Renault Sandero Expression 1.0.

–> Ricardo Avalia: Renault Sandero Expression 1.0.

 

Eder Avalia

2 thoughts on “Avaliando Sandero 1.0 2016/2016 – Autentique”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed