18/06/2019

carros testados e avaliados

chrysler portal

Olá, amigos do Avalia Carros. Como já escrevi em artigo recente, a indústria automobilística está no meio de uma profunda transformação. Alguns envolvidos (montadoras) já perceberam o fato e tentam não perder o bonde da história – ou bonde do mercado. Mas outros players estão mais perdidos que um quitandeiro numa feira de astrofísica. Estão num estado de quase letargia. E hoje vou falar mais especificamente de duas montadoras que estão comendo mosca, a Fiat (FCA) e a Ford.
 
Na recente edição da CES, a FCA, por meio da divisão Chrysler, apresentou um conceito de carro elétrico e autônomo. É uma minivan para 6 pessoas, com portas pantográficas, autonomia para 400 km, e um nível de autonomia entre 3 e 4 (o total). O modelo aceita uma carga rápida, de 15 minutos, que lhe garante mais 240 km de autonomia extra.
 
portal- carro conceito da Chrysler
É um conceito até interessante, ou simpático. Mas nada além disso. Aliás, é em carro conceito que pode nem virar realidade. Ainda mais sabendo do modo desinteressado como a Fiat olha pra este segmento. Tanto é que recentemente li uma entrevista de um designer automotivo que criticava a morosidade da montadora italiana e previa que os elétricos chineses dominariam todo o mercado italiano. Mas, independente da opinião de A ou B, é notório que a FCA não está muito “ligada” em carros elétricos ou autônomos. É um fato concreto.
 
A Ford está um pouco menos parada, mas nada que me convença muito de suas boas intenções. Vejo mais declarações vazias do que ações práticas. Nesta mesma edição da CES, a Ford também apresentou seus conceitos. Começando pelo espantoso Mustang Hybrid!!! Dá pra imaginar um “muscle car”, com motorzão V8 e sem fazer barulho algum? Será que os fãs do Mustang vão topar a ideia? Será?
 
Mas não acabamos aqui. A Ford ainda promete uma versão híbrida da F-150. Deve vender muito!! (SQN). E ainda teremos uma versão híbrida da Transit, mas só em 2019 (e na Europa). Coisa que a Renault já apresentou com seu Master ZE, um comercial leve, urbano e 100% elétrico. Assim como o novo Kangoo ZE, elétrico. Só esta comparação já denota que a montadora americana está bem atrasada.
 
E, para finalizar, temos a cereja do bolo. Outro dia o presidente eleito do EUA, sr. Trump, por meio do Twitter, mandou um recado para a indústria automobilística do seu país. Ele que ainda nem foi empossado! E qual foi o resultado? A Fiat (FCA) e a Ford vão rever seus investimentos globais e direcionar mais verba para plantas em solo ianque. Bastante lógico, não é mesmo? Tanto que acabei me lembrando de um ex-presidente brasuca que queria a volta do Fusca. E a VW atendeu o pedido!

 

Fala sério, hein…!!!

 

(Tony M.)

 

Leu o artigo editorial anterior?
Acesse:

E Chegamos ao Veículo 2.0

 

Notícias

2 thoughts on “Fiat e Ford, Esquecendo o Futuro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed