15/10/2019

carros testados e avaliados

Boletim de Recall

Caro leitor do Avalia Carros,

 

Estamos estreando mais um espaço em nosso site, é o Recall Alert ou Boletim Recall onde procuraremos trazer a você todos os comunicados de convocação divulgados pelas montadoras para que você possa estar antenado com todos os chamados publicados e conferir se o seu veículo está envolvido ou não em algum deles.

 

Antes de tudo seria interessante saber: O que é um RECALL?

 

Definição de Recall:

Um recall (do inglês “chamar de volta”, traduzido para português como “chamamento” ou recolha de produto em Portugal) é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo fabricante do mesmo. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

 

O Recall é uma tentativa de limitar a responsabilidade por negligência corporativa (a qual pode motivar severas punições legais) e aprimorar ou evitar danos à publicidade da empresa. Os Recalls custam caro para as empresas porque frequentemente envolvem a substituição do produto recolhido ou o pagamento pelos danos causados pelo uso do mesmo, embora possivelmente custem menos do que os custos indiretos que se seguem aos danos à imagem da empresa e a perda de confiança no fabricante.

 

Recalls são comuns na indústria automobilística, onde um defeito pode causar acidentes graves e mortes no trânsito; porém já há alguns anos tem sido estendidos a outros tipos de produtos, como medicamentos e brinquedos. As leis de defesa do consumidor de um país devem incluir orientações específicas a respeito de Recalls, tais como o custo que o fabricante terá de arcar, situações nas quais o Recall é compulsório (por conta da gravidade do problema, como ocorre com medicamentos), ou multas em caso do não cumprimento das exigências. Em alguns países, consumidores que não atenderem a um Recall compulsório podem inclusive ser multados.

 

Os Recalls também podem ser feitos voluntariamente pelos fabricantes, e são classificados em 3 níveis:

Nível branco: Não precisa de convocação. É feito nas revisões, dada a simplicidade do problema.

Nível amarelo: Os clientes são convocados para consertar o defeito nas revisões periódicas e nesta hipótese subentende-se que deveriam estar sujeitos às mesmas condições de um Recall compulsório.

Nível vermelho: Exige anunciar na mídia e convocar todos os proprietários de todos os veículos envolvidos.

 

E para começar, vamos estrear com o Recall da Renault publicado esta semana com início de vigência em 23/02/2017 válidos para Sandero, Logan, Duster e Oroch. É preciso atentar para a seriedade deste Recall visto se tratar de componentes que envolvem diretamente a segurança dos usuários podendo em casos extremos, resultar em acidente com lesões graves e/ou fatais. É preciso inclusive atentar para a quantidade de Recalls do Sandero por exemplo, afinal já é o sétimo Recall em 6 anos (o primeiro foi em 2011), média de pouco mais de um por ano, ou do Logan, nono Recall em 10 anos, o que é preocupante, bem preocupante.

 

Modelo Duster
Ano de fabricação 03/08/2016 até 29/09/2016
Chassis envolvidos HJ246871 até HJ600336

 

Modelo Duster Oroch
Ano de fabricação 03/08/2016 até 29/09/2016
Chassis envolvidos HJ246869 até HJ589223 & JJ582317

 

Modelo Logan
Ano de fabricação 03/08/2016 até 29/09/2016
Chassis envolvidos GJ481696 até GJ556423 HJ301482 até HJ579345

 

Modelo Sandero
Ano de fabricação 03/08/2016 até 29/09/2016
Chassis envolvidos GJ482682 até GJ601778 HJ246861 até HJ601818

 

Data do Início do Atendimento:
23/02/2017, com prazo indeterminado.

 

Local de Atendimento e Agendamento do Serviço:
Rede de Concessionárias Renault, ou pelo telefone 0800 055 5615.

 

Componente(s) Envolvidos(s):
Parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor.

 

Razões Técnicas:
Falha de aplicação do torque de aperto dos parafusos.

 

Risco:
A falta de torque adequado pode ocasionar uma deformação ou, nos casos mais severos, até a ruptura dos parafusos, podendo gerar a perda das características originais de dirigibilidade. Em casos extremos, esta condição pode resultar em acidente com lesões graves e/ou fatais.

 

Solução:
Verificação e/ou substituição dos parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor que fixam os elementos da suspensão dianteira.

 

Duração média de atendimento:
A verificação e/ou troca do componente será realizada em até 1 hora.

 

Custo:
Não há qualquer custo ao consumidor.

 

Informações obtidas no site oficial da Renault.
Saiba se o seu carro faz parte deste chamado. Clique aqui para consultar.

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Para saber mais sobre RECALL, clique aqui

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed