05/07/2020

carros testados e avaliados

469 litros de porta-malas, 29 litros a mais que o do Cruze mas 94 litros a menos que o do Chevrolet COBALT
Ranking de porta-malas AVALIA CARROS

 

Salvo raras exceções, quem compra um sedã, ou melhor, quem tem a necessidade de comprar um sedã é porque necessariamente precisa de espaço para a bagagem da família. Obviamente que também existem as pessoas que compram sedãs apenas por achar bonito o estilo mas na verdade desvirtuam o propósito de um carro com porta-malas saliente uma vez que para atender o público que não precisa de veículos com grande porta-malas existem os modelos hatchback e as SUV compactas com preços mais modestos inclusive.

 

Mês passado me surpreendeu a revelação de que o próximo VW/Audi A3 sedã terá um porta-malas de apenas 425 litros. É ultrajante para dizer o mínimo, um veículo que vai custar mais de R$ 160 mil na Europa (sabe-se lá quanto custará aqui), oferecer tão pouco espaço de porta-malas por esse preço. Este tamanho de porta-malas é oferecido facilmente em veículos hatchback, como o Renault Megane hatchback vendido na Austrália com seus 434 litros de capacidade (9 litros maior que o do tal Audi “sedã”). Confira clicando aqui

 

Eu sei, é a tendência mundial, grandes sedãs com seus imensos e maravilhosos porta-malas, perdendo espaço para as SUV e para os veículos hatchback, não apenas por opção do consumidor mas igualmente não sem uma parcela considerável de culpa das próprias montadoras que para atender a preferência atual da maioria tem equipado seus SUV com o que há de última palavra em tecnologia e aos sedãs está cabendo o papel de patinho feio da história com projetos defasados ou mesmo obsoletos. Os sedãs estão cada vez mais desprovidos de equipamentos e mesmo os mais modernos e bem equipados estão diminuindo cada vez mais em tamanho, mas esta situação não vem acompanhada de redução de preço, pelo contrário. Isto é um ciclo vicioso, os sedãs cada vez mais oferecendo menos equipamentos, tecnologia e modernidade por um preço final cada vez mais alto contribuindo para os consumidores migrarem cada vez mais para o ramo dos Sport Utility Vehicle.

 

Tudo seria uma grande festa, com os consumidores felizes com seus SUV e os diretores executivos das montadoras tendo frouxos de riso se não fosse a consultoria focus2move identificar no final de 2019 vendas mundiais estáveis para o ramo das SUV, ou seja, antes mesmo da pandemia de COVID 19 o mercado estabilizou, o mundo está saturado das SUV e a montadora que investir em SUV a partir de agora corre o sério risco de obter prejuízos incalculáveis futuros. Confira clicando aqui

 

Mas voltando ao assunto dos sedãs devo lembrar que o CARRO MAIS VENDIDO NO MUNDO ainda é um sedã e é o mais vendido desde que as vendas globais começaram a ser contabilizadas pelo site Focus2move em 2010. Trata-se do Toyota Corolla. O Corolla é um sedã japonês que dispensa apresentações, portanto vamos focar em seu principal atrativo enquanto sedã de qualidade inquestionável, o porta-malas, ele oferece 470 litros bem servidos de espaço para as bagagens e estas isoladas do compartimento dos passageiros como todo sedã deve ser.

 

Isto posto, decidimos utilizar o Corolla como parâmetro em defesa do estilo sedã contra a pandemia devastadora das SUV e criamos um ranking para enfatizar, classificar e valorizar todos os sedãs que apresentam porta-malas maiores de 470 litros, considerando desta forma os que oferecem porta-malas abaixo deste valor como sedãs FAKES, embustes, enganações, engôdos, ou seja, continuam sendo classificados como sedãs pelo estilo da carroceria mas como não cumprem com o parâmetro mínimo de 470 litros como oferece o Toyota Corolla serão desconsiderados. Afinal ao nosso ver um sedã minimamente decente deve oferecer de espaço no porta-malas no mínimo o que o CARRO MAIS VENDIDO DO MUNDO oferece.

 

Então é isso, no próximo artigo vou divulgar o Ranking dos porta-malas.

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Já viu nosso ranking de carros seguros?
Acesse:

Avaliando | O preço da segurança | Dezembro 2019

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

Rico Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed