29/10/2020

carros testados e avaliados

Aniversário da GM

GENERAL MOTORS COMPANY

 

A GM completa hoje 112 anos de existência. Willian Durant fundou a General Motors em 16 de setembro de 1908, na cidade estadunidense de Detroit.

 

Em 1886, 22 anos antes da fundação da General Motors, William Crapo Durant, comprou, pela soma de US$ 1.500 dólares (uma fortuna, se ajustada aos valores de hoje) a Coldwater Road-Cart Company, uma empresa de veículos de tração animal, movidos a cavalo. Junto com Josiah Dallas Dort, fundou a Durant-Dort Company, que, em 1900, tornou-se a maior montadora de veículos dos Estados Unidos. Isto permitiu que Durant, que já era de família rica, pois seu avô, Henry Howland Crapo, era dono de uma madeireira e chegou a ser governador de Massachussets, acumular ainda mais capital.

 

O dono da Flint Wagon Works, principal concorrente da Durant-Dort Company, James H. Whiting, vendeu a Durant, em 1904, sua empresa de automóveis, a Buick Motor Company (marca que ainda pertence a GM). Em 1908, ele funda a General Motors Company como uma holding, que logo permitiria incorporar outras empresas.

 

Durant não era fã de automóveis, principalmente porque não gostava do cheiro de combustível queimado, entretanto, viu que a regulação dos automóveis pelo governo estadunidense, que forçava as montadoras a fazerem carros mais seguros (os carros mais antigos não possuíam dispositivo de segurança algum), seria uma oportunidade. Isto o motivou a aceitar a proposta de venda da Buick e a fundação da GM.

 

Entre 1908 e 1910, a GM, através de diversos empréstimos adquiriu montadoras como Oldsmobile, Cadillac, Oakland, Elmore, Cartecar, Welch, Rainier, Reliance e Rapid, além de várias fabricantes de peças automotivas. Durant, chegou ao ponto de tentar, em 1909, comprar sua maior concorrente, a Ford Motors Company, mas não conseguiu o feito, pois os bancos não quiseram emprestar a GM a soma de US$ 8 milhões de dólares (um valor completamente fora da realidade), além da negativa dos diretores da companhia.

 

Em 1925, a GM adquiriu a Hertz, uma das maiores empresas de aluguéis de automóveis, junto com suas subsidiárias, o que permitiu à GM entrar no mercado de ônibus. Parte das ações da Yellow Truck (razão social da Hertz na época) foram vendidas para a General Motors e em 1943 a fabricante de veículos ficou com as ações restantes. Em 1953, no entanto, John D. Hertz conseguiu comprar de volta as ações da empresa.

 

Entre 1931 e 2007, a GM foi a maior montadora automobilística do mundo. Hoje é a quarta maior, atrás apenas de Volkswagen, Daimler e Toyota.

 

Vamos celebrar:

 

 

E a história da empresa é melhor contada através de suas marcas:

 

CADILLAC clique aqui

 

BUICK clique aqui

 

GM Argentina clique aqui

 

GM Brasil clique aqui

 

GM Daewoo clique aqui

 

GM Holden clique aqui

 

HSV clique aqui

 

GM Tailândia clique aqui

 

GM Uzbekistan clique aqui

 

Baojun clique aqui

 

Wuling clique aqui

 

Opel clique aqui

 

Vauxall clique aqui

 

Em 2015, 500 MILHÕES DE VEÍCULOS:

 

É isso ai pessoal, parabéns à General Motors e até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Em 2019 foi o aniversário de 111 anos, confira:

GM – 111 anos

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed