22/05/2019

carros testados e avaliados

Beleza galera!

 

Nesta parte descrevo mais detalhes como foi alugar uma Mercedes-Benz e suas características gerais.

 

AVALIAÇÃO

Ar condicionado

O ar condicionado tem ótima potência e gela bem rápido o carro. Os comandos são do tipo Dual Zone digital, e é possível escolher entre 7 velocidades possíveis.

Novamente o “porém” fica na lentidão do sistema em reconhecer mudanças de velocidade e temperatura.

Os circuladores de ar são muito bem posicionados e de fácil manuseio. Há um circulador de cada lado do carro, três circuladores centrais e mais 2 centrais traseiros para a galera do fundão. Felizmente eles não são digitais, senão já podem imaginar o que aconteceria… “1, 2, 3, 4…. Papai, o ar condicionado aqui de trás não funciona!”

 

Mercedes-Benz C180 – Console

 

Nível de ruído

O nível de ruído com as janelas fechadas é excelente. Você mal sabe se o motor está ligado ou não se não ficar de olho nos instrumentos, incluindo quando entra em ação o Start/Stop.

Há isolamento acústico em todas as partes possíveis, ou seja, no cofre do motor, na forração do carro e no porta-malas.

 

No uso severo obviamente o motor se apresenta com som vigoroso, mas não incomoda, pelo contrário só agrada.

Para os entusiastas como eu, é muito bom abrir a janela, colocar no modo Sport, acelerar fundo curtindo o motor enchendo e a turbina soprando.

 

Suspensão e conjunto roda/pneu

Como todo carro de luxo, andar com ele é puro prazer e conforto! SÓ QUE NÃO!!!!

O acerto de suspensão é excelente, mas para pistas excelentes, o que não é a realidade brasileira. O carro chacoalha muito, tem vários grilos internos (lembre-se que ele tem mais de 30 mil Km rodado, mas não deveria bater tanto por dentro…), e é desconfortável nas maravilhosas ruas brasileiras.

Num pequeno trecho de estrada que peguei durante a locação, aí sim pude constatar o conforto deste germânico.

 

O conjunto rodas/pneus é demasiadamente grande, e isso afeta o conforto do carro. São aro 17 polegadas, medidas 225/50, ou também conhecidos como “semi-fita isolante”.

 

Mercedes-Benz C180 – Pneus e rodas

 

O que acaba atenuando os solavancos do carro são os excelentes bancos.

 

Vida a bordo

Para que curte PlayStation ao invés da direção pura, vai adorar esta barata. Tem até um joystick!

Tudo é controlado pela central multimídia, seja sistema de som, características do carro, interface com dispositivos portáteis, sistema de ventilação, etc.

Eu particularmente acho o display da central multimídia uma bela de uma gambiarra, pois destoa de todo console central do carro. Mas enfim, é uma “Baby Bens”.

 

Mercedes-Benz C180 – Multimídia

 

O computador de bordo é completo e controlado facilmente pelos botões esquerdos do volante. Mudanças e reset de valores podem ser feitos por ali.

 

O carro tem bons porta-trecos. Dois no console central e nas portas dianteiras. No console central eles possuem tampa e ajudam a esconder itens de valor. Ambos são emborrachados e aveludados para não ficar batendo.

O descansa braço tem esta função e também é um porta-trecos. Bem espaçoso, dentro dele ficam duas entradas USB e uma entrada SD.

 

Para quem tem crianças, atenção especial às travas de segurança das portas traseiras. Elas existem, mas são de fácil manuseio e na curiosidade qualquer criança pode destravar.

Só achei um erro não ter nenhuma inscrição ao lado da trava indicando qual é a posição TRAVADO/DESTRAVADO. E novamente, falar disso num carro deste valor e porte chega a ser relaxo da engenharia.

 

Mercedes-Benz C180 – Trava porta traseira

 

A vida a bordo de uma Mercedes é boa, mas como citado anteriormente, todos os comandos que envolvem acionamento eletrônico tem um retardo (LAG) absurdo. Câmbio, computador de bordo e até a buzina tem “efeito retardado”.

Acredito que versão nacionalizada seja mais adequada às condições de pista brasileira, contudo terei que testar novamente e obviamente irá gerar uma ótima matéria.

 

Em breve continuaremos com esta matéria recheada de conteúdo. A parada está ficando boa!

 

Grande abraço!
Eder Matias

 

Para quem perdeu a segunda parte da avaliação da Mercedes-Benz, segue o link:

–> Avaliando Mercedes-Benz C 180 – Sedan 1.6 Turbo 2015/2016 – Exclusive – Parte 02

 

Eder Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed