15/10/2019

carros testados e avaliados

O IIHS criou um novo teste de colisão o Passenger-side Small Overlap Front
IIHS – Insurance Institute for Highway Safety

 

O IIHS inovou mais uma vez, desconfiado dos testes de colisão das montadoras quando o assunto é o passageiro do banco dianteiro, o IIHS decidiu que agora todos os veículos testados pelo instituto deverão ser testados também quanto a proteção para o passageiro e criou mais um teste de colisão, o Small overlap front “passenger-side”: Impacto frontal que atinge apenas 1/4 ou 25% da frente do veículo simulando a colisão com um poste a 40 milhas por hora ou 64 km/h agora também para o lado do passageiro.

 

Quando um teste de colisão frontal ocorre levando-se em conta toda a área dianteira do veículo a energia da colisão é dissipada por toda a estrutura pois os carros modernos são feitos para absorver toda a energia da colisão e dissipá-la por toda a estrutura frontal. O teste do IIHS é considerado o mais rigoroso do mundo porque considera apenas 1/4 da área frontal do veículo, uma área menor que aquela adotada pelos institutos NCAP por exemplo, no Latin NCAP o Crash Test de colisão frontal considera 40% da área frontal do veículo, ou seja, toda a energia gerada com a colisão precisa ser dissipada em apenas 40% da área frontal, no caso do IIHS essa área é menor ainda, apenas 25%.

 

E já no primeiro lote o IIHS testou 13 carros de porte médio sendo 12 sedãs e uma perua (Station Wagon), desses 10 receberam a classificação GOOD para a proteção do lado do passageiro.

 

Este novo programa de teste de colisão do Insurance Institute for Highway Safety tem o objetivo de garantir que os fabricantes prestem mais atenção à segurança dos passageiros da frente, não apenas aos motoristas.

 

O teste foi desenvolvido depois que ficou claro que alguns fabricantes estavam dando pouca atenção para o lado direito do veículo (lado do passageiro) quando se trata de proteção contra a colisão frontal que abrange apenas 1/4 (25%) da frente do carro e parte da lateral, a famosa “batida de ladinho”.

 

A partir de agora para se qualificar para o prêmio 2017 TOP Safety Pick+ do instituto, a premiação máxima, a classificação para o teste do lado do passageiro GOOD (bom) ou ACCEPTABLE (aceitável) será necessária.

 

No primeiro grupo de teste no programa de proteção contra colisão frontal abrangendo apenas 25% da frente do veículo dos 13 carros de tamanho médio testados 10 ganharam uma classificação “boa”, enquanto um recebeu classificação “aceitável” e dois receberam classificação “marginal”.

 

Confira no vídeo abaixo:
Nota: O vídeo está em inglês mas possui legendas

 

 

Muitos veículos que são aprovados no teste de colisão frontal que atinge 100% da frente do carro ou mesmo nas colisões que atingem apenas 40% da frente do carro, caso do Latin NCAP, são reprovados no teste Small overlap front. Este é o teste mais rigoroso do mundo. Muitos carros, inclusive esportivos, não passam nesse teste, foi o caso do Dodge Challenger, confira clicando: aqui

 

É preciso salientar que o instituto que testa e analisa os carros fabricados no mercado latino americano é o Latin NCAP e que o IIHS é o instituto que testa e analisa os veículos vendidos no mercado estadunidense, entretanto muitos dos veículos testados também são vendidos no Brasil como veículos importados como é o caso do Ford Fusion, Volkswagen Jetta e Passat ou mesmo o Chevrolet Malibu que já foi vendido no nosso mercado até 2013.

 

Quer saber mais detalhes sobre esse novo teste de colisão do IIHS?
Acesse, clicando aqui

 

É isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Quer saber mais detalhes sobre os testes de colisão do IIHS, os mais rigorosos do mundo?
Confira neste artigo:

SUPER TRINCA | Os piores carros do Brasil

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

Vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed