05/03/2021

carros testados e avaliados

Avaliando Onix LT1 1.0 2020
Chevrolet Onix LT1 1.0 aspirado

 

No 1º turno das Eleições Municipais (15NOV20) precisei de um carro para ir a São Caetano do Sul/SP e o carro locado desta vez foi um Chevrolet Onix LT1 com motor 1.0 aspirado.

 

Comentários Gerais:

 

Pontos Positivos:

1 – Teclas “um toque” no comando dos vidros dianteiros e traseiros.
2 – Regulagem de altura do ponto de fixação na coluna B do cinto de segurança do motorista.
3 – Chave de contato com perfil dobrável (tipo canivete)
4 – Sistema de ar condicionado te obedece em qualquer situação, não tem vontade própria
5 – Regulagem de altura do assento do banco do motorista
6 – Multimídia com tela sensível ao toque e que aceita o meu aparelho de MP3
7 – Todos os vidros das portas dianteiras e traseiras são fechados quando se aciona o alarme do carro pelo controle remoto da chave de contato.

 

Pontos Negativos:
1 – Odômetro incapaz de marcar corretamente a quilometragem rodada, defeito grave. A diferença é de 6 km a menor a cada 596 km, ou seja, de 60 km a cada 5.960 km ou de 600 km a cada 59.600 km
2 – Computador de bordo não informa a autonomia abaixo de 40 km, outro defeito grave. Quando você mais precisa saber quantos quilômetros ainda pode rodar até que o carro fique sem combustível, ele te deixa na mão. E o pior: trava qualquer outro tipo de informação, ou você abastece ou você abastece não tem outra opção. Detesto carro que manda no motorista! Como se já não bastassem caronas chatos.
3 – Tapete do motorista original do carro com travas antideslizantes mas que não estavam fixadas no assoalho, ou seja, beirando a inutilidade.
4 – Assistente de saída de rampa com delay, quando o semáforo abria havia a necessidade de se esperar o sistema liberar o freio do carro, se tentasse sair com o “Auxiliar de arranque em piso íngrime” (nome do sistema no computador de bordo) acionado o motor do carro tendia a morrer, saídas rápidas de semáforo em subidas? Esquece! Na marcha a ré o sistema fazia o carro trepidar como se estivesse precisando trocar a embreagem.
5 – Sistema de monitoramento de pressão dos pneus em pane, não recebia informações do pneu traseiro direito e com isso acusava pressão baixa do pneu no painel de instrumentos do veículo e no computador de bordo, confira:

 

Avaliando o computador de bordo do Onix LT1 1.0

 

Avaliando luz indicadora de pneu baixo do Onix LT1 1.0

 

Considerações Finais: Em termos de desempenho o carro me surpreendeu, ao menos com apenas 1 ocupante a bordo aguentou o tranco da viagem rodando mais de mil km sem ratear em nenhum momento mesmo nas subidas mais íngremes da BR-381 Rodovia Fernão Dias. Por incrível que pareça ele rateia apenas na cidade em baixas rotações, sim porque o motor desse carro possui 4 válvulas por cilindro, é um motor 3 cilindros mas com 12 válvulas, então ele tende a ratear em baixas rotações, sobretudo nas saídas de semáforo.

 

A pergunta crucial: Independente de preço ou poder aquisitivo, você compraria este carro? Não em absoluto. O carro tem algumas soluções agradáveis e interessantes, mas o fato dele não conseguir registrar corretamente a quilometragem rodada e sobretudo um computador de bordo ineficiente que não informa o quanto ainda se pode rodar na hora de maior aperto quando se está quase sem combustível é ruim demais.

 

Resoluções: Procurarei alugá-lo novamente para comprovar os defeitos relatados, quero comprovar se são defeitos do carro ou apenas da unidade locada. Vou observar mais atentamente os tapetes originais se estarão fixados no assoalho. Vou analisar melhor o sistema de assistente de rampa e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, por fim, quero comprovar se o defeito do odômetro em não conseguir registrar corretamente a quilometragem rodada se era defeito da unidade locada ou um defeito crônico. Aliás esse é o mesmo defeito apresentado na locação do Renault Sandero o qual registrou uma quilometragem menor ainda (consulte o artigo sobre o Renault Sandero na íntegra clicando aqui)

 

Recomendações: Aos proprietários de Onix LT1 recomendo conferirem se suas unidades apresentam esse defeito de marcação errônea da quilometragem rodada e caso seja confirmada exijam um Recall da Chevrolet para a correção do problema.

 

Dados Complementares:

Altura 1,47m
Largura 1,73m
Comprimento 4,16m
Entre-eixos 2,55m
Porta-Malas 275 litros
Tanque 44 litros
Peso 1.049 kg
Ocupantes 5

 

Notas da avaliação:

5 – Sofrível | 6 – Abaixo das expectativas | 7 – regular | 8 – Bom | 9 – Excelente | 10 – extraordinário, espetacular

 

–> Design: 7 | o carro não é bonito e nem feio, é simpático

–> Conforto: 8 | possui vidros elétricos dianteiros e traseiros que sobem quando se aciona o alarme do carro, show!

–> Acabamento: 7 | tudo dentro do esperado, nada que desabone, nada que se sobressaia

–> Espaço Interno: 8 | para até 4 ocupantes, acima disso começa a apertar

–> Porta-Malas: 6 | é minúsculo

–> Consumo: 10 | consumo bem abaixo do esperado para etanol na rodovia

–> Motor e Câmbio: 8 | nada que desabone com o carro vazio, com o carro cheio é outra história

–> Atendimento da locadora: 9 | me entregaram um carro com apenas meio tanque de combustível, achei estranho

 

Nota geral do carro: 8

 

E assim termina a avaliação do Onix LT1 1.0 com motor aspirado

 

Quer saber mais DEFEITOS do carro? Assista esse vídeo bem interessante da 4 Rodas:

 

É isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Leu a segunda parte desta avaliação?
Acesse:

Avaliação | Onix LT 1.0 | Test Drive Estendido

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Rico Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed