23/11/2020

carros testados e avaliados

Pneus o ponto fraco da Localiza
Pneus: O pesadelo da Localiza

 

Neste ano desde que começou a pandemia de COVID 19 eu já aluguei 7 carros sendo os dois primeiros na Movida e os 5 últimos na Localiza. Desses 5 alugados na Localiza pelo menos 3 apresentaram problemas com pneus, vamos aos detalhes:

 

Volkswagen Gol 1.6

O período de locação foi do dia 10 a 13 de outubro. Ao sair da loja da Localiza no Aeroporto de Confins quase acertei a mureta de proteção do viaduto, na sequência começou a chover e nesse momento o volante ficou mais leve ainda, a ponto de quando precisei desviar de um veículo, a frente do carro em um primeiro momento não querer me obedecer e a traseira querer escapar, parecia que eu estava dirigindo em uma rua enlameada com a traseira do carro sambando de um lado para outro e a frente do carro tentando escapar todo o tempo. Quando conferi a calibragem dos pneus, os dois dianteiros estavam absurdamente cheios com mais de 45 psi cada um, desta forma estava identificada a fonte do problema do carro, pneus com excesso de calibragem. Já o pneu traseiro direito estava com 34 psi e o traseiro esquerdo com apenas 19 psi, o estepe era o único com calibragem correta: 34 psi conforme recomendado no Manual do Proprietário do carro.

 

Dois dias depois, ainda em São Caetano do Sul, quando fui até o posto abastecer para voltar para Belo Horizonte eis que conferi a calibragem dos pneus novamente afinal da primeira vez o pneu traseiro esquerdo estava baixo e qual não foi minha surpresa ao descobrir que o mesmo pneu estava baixo novamente com os mesmos 19 psi de antes, logo descobri que o pneu estava vazando mas não era um furo ou prego ou parafuso enfiado na borracha, o borracheiro descobriu uma situação mais grave, o pneu vazava entre o aro da roda e o aro do pneu próximo da válvula de enchimento, a roda ainda continha um amassado mas era do lado oposto ao que vazava. Foi preciso desmontar o pneu da roda para descobrir o que estava acontecendo. O pneu possuía algumas inscrições internas na borda interna que deixavam as letras salientes e provavelmente na montagem do pneu essas mesmas letras impediram a vedação correta do pneu com o aro da roda e permitia o vazamento de ar, ou seja, o pneu que aparentava ser bem novo foi montado de forma errônea, bastou ao borracheiro passar uma espécie de graxa na borda em questão e montar novamente o pneu na roda que o vazamento se foi. Custo com o pneu problemático R$ 20,00 (consulte o artigo na íntegra clicando aqui)

 

Volkswagen Polo 1.0

O período de locação foi do dia 6 a 11 de agosto, ainda em Belo Horizonte, resolvi calibrar todos os pneus do carro incluindo o estepe. Ainda bem que fiz isso pois ao conferir a calibragem dos pneus descobri que todos estavam descalibrados de 2 a 3 psi para mais ou para menos do recomendado no Manual do Proprietário do carro, inclusive o estepe. Mas um deles me preocupou bastante, o dianteiro direito estava com apenas 20 psi, enquanto os demais estavam com calibragem entre 27 e 32 psi. Pensei, obviamente que este pneu está vazando, não deu outra, ao passar a mão pela banda de rodagem lá estava um prego enfiado na borracha. Me desloquei até uma borracharia e o veredito era este mesmo, havia não um prego mas sim dois parafusos, sendo que um deles estava inserido na borracha mas não chegou a furar o pneu. Já o segundo quando foi retirado terminou de murchar o pneu por completo. Eu poderia levar o carro de volta para a locadora e pedirem para trocar o carro por conta do furo no pneu, entretanto eu sabia que não conseguiria outro Polo, aquele era o único que estava disponível na loja, e como eu queria testá-lo decidi assumir o prejuízo e consertar o pneu. Preço do prejuízo: R$ 20,00 (consulte o artigo na íntegra clicando aqui)

 

Chevrolet Onix Joy 1.0

O período de locação foi do dia 11 a 16 de junho, o primeiro veículo que me ofereceram, um Hyundai HB20 estava na vaga disponível para locação com o pneu traseiro direito murcho denotando uma falta de controle de qualidade na inspeção do carro oferecido ao cliente, ou seja, esse Onix Joy o qual eu realizei a viagem não era a primeira opção de veículo no momento da locação, foi na verdade um quebra-galho, uma segunda opção (consulte o artigo na íntegra clicando aqui)

 

Sugestão para o cliente

Aqui no Avalia Carros já abordamos a importância de conferir a calibragem dos pneus ao locar um veículo porque já tivemos vários problemas com isso ao longo de nossas locações, é o “PONTO FRACO” das locadoras sobretudo a Localiza. As locadoras em geral tem dificuldade em manter os pneus corretamente calibrados e em boas condições de uso, inclusive criamos um “CHECK LIST” para que o nosso leitor não passe por esse tipo de perrengue no momento da locação, confira: (clicando aqui)

 

Sugestão para a Localiza

Eu não faço ideia de quanto a Localiza gasta mensalmente com pneus mas acredito que seja na casa dos milhares de reais. Então se em cada loja própria a Localiza instalasse na saída e local de fácil visualização um calibrador igual ao dos postos de combustíveis e exigisse o mesmo de seus franqueados para que o próprio cliente ou um funcionário designado confira a calibragem dos pneus dos carros, com certeza evitariam-se diversos problemas como estes que passei e sobretudo a Localiza economizaria alguns milhares de reais pois os pneus de seus carros com certeza durariam mais por estarem bem calibrados e o cliente não estaria sujeito a situações de perigo e risco de se acidentar por causa de pneus mal calibrados, seja por excesso ou por falta de calibragem.

 

Considerações finais

Como pudemos observar o problema é sério e algumas vezes bem perigoso, sobretudo para quem aluga carro para viajar como eu faço. Então fica a recomendação, calibre sempre os pneus do carro alugado assim que saírem da locadora, você estará garantindo a sua segurança e a segurança das pessoas que irão usufruir do carro juntamente com você. Então é isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Quer saber quantos e quais são os carros que já avaliamos?
Acesse:

Índice das Avaliações dos Carros

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Rico Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed