24/01/2021

carros testados e avaliados

Pneus o ponto fraco da Localiza
Pneus: O pesadelo da Localiza – parte 2

 

Neste ano de 2020, desde que começou a pandemia de COVID 19 eu já aluguei 6 carros na Localiza. Desses 6 pelo menos 4 apresentaram problemas com pneus, 67% do total, vamos aos detalhes:

 

Ford Ka

O período de locação foi do dia 30 de outubro a 3 de novembro. Ao sair da loja da Localiza Centro Avenida Cristiano Machado em Belo Horizonte-MG, resolvi calibrar todos os pneus do carro incluindo o estepe. Ainda bem que fiz isso pois ao conferir a calibragem dos pneus descobri que todos estavam descalibrados de 2 a 3 psi para mais ou para menos do recomendado no Manual do Proprietário do carro, inclusive o estepe. Mas um deles me preocupou bastante, o traseiro esquerdo estava com apenas 19 psi, enquanto os demais estavam com calibragem entre 27 e 32 psi. Pensei, obviamente que este pneu está vazando, não deu outra, ao passar a mão pela banda de rodagem lá estava um objeto não identificado enfiado na borracha. Me desloquei até uma borracharia e o veredito era este mesmo, havia um pedaço de vidro inserido na borracha que quando foi retirado terminou de murchar o pneu por completo. Em um primeiro momento eu pensei em trocar aquele pneu pelo estepe mas o estepe estava em péssimas condições, confira:

 

Avaliando pneus de carros alugados na Localiza

 

Avaliando pneus de carros alugados na Localiza

 

Eu poderia voltar na locadora e pedirem para trocar o carro por conta do furo no pneu, entretanto eu sabia que não conseguiria outro Ford Ka, por conta do feriado aquele era o único que estava disponível na loja, e como eu queria testá-lo decidi assumir o prejuízo e consertar o pneu. Preço do prejuízo: R$ 20,00

 

Recibo de conserto de pneu em Ford Ka alugado na Localiza

 

Avaliando conserto de pneu em Ford Ka alugado na Localiza

 

Mas não terminou por ai, dá uma olhada no pneu dianteiro direito do mesmo carro que estava em uso:

 

Avaliando pneus de carros alugados na Localiza

 

Lembrando que com os pneus neste estado de miséria, abaixo da marca mínima de 1,5 cm como exige a Legislação eu estava sujeito a ser autuado por infração de trânsito pela Polícia Rodoviária Federal, fora o fato de ficar com o carro retido até a regularização da situação. Será que a Localiza arcaria com esse prejuízo, ou deixaria o cliente na mão? Essa fica para os leitores refletirem a respeito.

 

Este foi o carro com a maior quilometragem rodada já alugado até hoje por mim, desde que o site Avalia Carros estreou a 4 anos atrás em setembro de 2016. O carro estava com 41.489 km, confira:

 

Avaliando carros alugados na Localiza com alta quilometragem

 

E para que não haja dúvidas quanto a propriedade do veículo aqui segue a foto do documento do carro:

 

Avaliando carros alugados na Localiza com alta quilometragem

 

Sugestão para o cliente

Aqui no Avalia Carros já abordamos a importância de conferir a calibragem dos pneus ao locar um veículo porque já tivemos vários problemas com isso ao longo de nossas locações, é o “PONTO FRACO” das locadoras sobretudo a Localiza. As locadoras em geral tem dificuldade em manter os pneus corretamente calibrados e em boas condições de uso, inclusive criamos um “CHECK LIST” para que o nosso leitor não passe por esse tipo de perrengue no momento da locação, confira: (clicando aqui)

 

Sugestão para a Localiza

Tenho acompanhado as Redes Sociais da Localiza e percebo que ela anda bem preocupada com emissões de carbono. Pagando vultosos salários para pensarem em que? Em emissões de carbono! Tudo muito louvável se não fosse o fato de estarem entregando carros em péssimas condições aos clientes. Enquanto eles ganham para divagar sobre o sonho de um mundo livre de emissões, os clientes que sustentam a empresa estão correndo risco de vida a bordo dos carros da locadora. Eu vou repetir aqui o que postei no Linkedin da Localiza:

 

Na minha opinião quem emite carbono é o carro e até onde eu sei a Localiza NÃO FABRICA o carro apenas o utiliza, aliás nem utiliza, quem o faz é o cliente! Quem tem que fazer carro decente e emitir menos carbono é a MONTADORA, para que a Localiza possa comprá-lo e oferecer aos seus clientes! NÃO VEJO ONDE A LOCALIZA SE ENCAIXA NESTE CONTESTO. O que a Localiza precisa se preocupar mais é com a manutenção dos carros da frota, sobretudo no quesito pneus que tem deixado bem a desejar. Eu sou cliente a 28 anos e na última locação me entregaram um carro com pneus quase carecas, e o pneu que estava “teoricamente” bom na verdade tinha um pedaço de vidro que fazia o pneu murchar. Então assim, parem de INVENTAR MODA e cuidem melhor dos carros da frota. Os clientes agradecem!

 

Continuando do jeito que está a LOCALIZA não precisará mais pensar e nem pagar para os funcionários pensarem em emissões de carbono porque os clientes vão migrar para outras locadoras e deixarão de emitir carbono com a Localiza. Pensando melhor é uma excelente estratégia da Localiza para redução das emissões de carbono, não é mesmo? Continuem assim, vai dar bem certo.

 

Considerações finais

Como podemos observar o problema é sério e algumas vezes bem perigoso, sobretudo para quem aluga carro para viajar como eu faço. Nesta locação eu peguei chuva pesada no começo e no final da viagem, e o carro aquaplanou pelo menos 4 vezes no percurso entre Belo Horizonte e São Paulo por conta dos pneus em petição de miséria. Desta forma fica a recomendação: calibre sempre os pneus do carro alugado assim que saírem da locadora, você estará garantindo a sua segurança e a segurança das pessoas que irão usufruir do carro juntamente com você. Então é isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Viu a primeira parte dos problemas com pneus da Localiza?
Acesse:

Avaliação | Pneus | O ponto fraco da Localiza

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Rico Avalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed