21/01/2022

carros testados e avaliados

O bom, bonito e barato do Brasil
O carro ideal existe?

 

Existe! Mas vai depender do uso que se queira fazer dele, não tem como comprar um hatchback e querer levar a casa junto quando for viajar que não vai caber, dependendo do tanto de coisas a serem carregadas nem um SEDÃ TOP 500 vai servir, apenas uma van! Então, não existe um carro ideal para todas as situações, mas carros ideais para situações específicas.

 

Baseado nisso convido você a refletir um pouco, qual o carro ideal para você?
– Não sabe? OK, vou tentar te ajudar.

 

Para começar, vamos supor que o carro ideal para você tenha que ser um carro seguro, sim porque segurança tem que estar em primeiro lugar, sempre! Assim sendo, temos 2 problemas a resolver:

 

– O primeiro é preço, porque normalmente um carro seguro é um carro caro.
– O segundo problema é que um carro caro vende pouco e vendendo pouco corre o risco de deixar de ser fabricado e a dificuldade em encontrar peças de reposição aumenta bastante. E você não deseja ter nenhum tipo de problema com isso, deseja?

 

Então vamos começar pelo índice de vendas. Para minimizar problemas com falta de peças de reposição nós recomendamos em outro artigo publicado aqui no site a compra de carros que tenham vendido mais de 1 milhão de unidades nos últimos 10 anos, são eles:

 
TOP 6 – Veículos que venderam mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2009

Carro: Quantidade vendida:
1 – Volkswagen Gol 2.337.871
2 – FIAT Uno 1.576.059
3 – FIAT Palio 1.398.074
4 – Chevrolet Onix 1.314.615
5 – FIAT Strada 1.206.997
6 – Volkswagen Fox 1.043.891

 

Esses números foram obtidos no site Autoo e para conferir os dados apresentados ou consultar a venda de outros carros, confira (clicando aqui)

 

Veja que temos 6 opções. Mas nem todas são seguras, alguns carros dessa lista foram reprovados no Latin NCAP (New Car Assessment Programme) que avalia a segurança e atribui notas aos carros vendidos no Brasil e outros países da América Latina. Vamos então eliminar 1 carro da lista, a FIAT Strada que além de ser uma picape nunca foi testada pelo instituto, e desta forma não sabemos se é um veículo seguro. Eliminando a picape FIAT Strada a lista fica assim:

 
TOP 5 – Carros que venderam mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2009 e que foram testados e avaliados pelo Latin NCAP

Carro: Quantidade vendida:
1 – Volkswagen Gol 2.337.871
2 – FIAT Uno 1.576.059
3 – FIAT Palio 1.398.074
4 – Chevrolet Onix 1.314.615
5 – Volkswagen Fox 1.043.891

 

Na segunda etapa vamos eliminar os reprovados:

 

1 – Volkswagen Gol

 

O Gol foi um dos primeiros carros testados e avaliados pelo Latin NCAP ainda em Agosto de 2010 e a versão com airbags obteve 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)
Apesar da versão com airbags ter se saído razoavelmente bem, afinal obter 3 estrelas significa que o carro foi aprovado no teste de colisão, a versão sem airbag foi REPROVADA obtendo apenas 1 única ESTRELA, confira (clicando aqui)

 

2 – FIAT Uno

 

O Uno foi testado e avaliado pelo Latin NCAP em Julho de 2011 apenas na versão sem airbag que foi REPROVADA obtendo apenas 1 única ESTRELA, confira (clicando aqui)

 

3 – FIAT Palio

 

O Palio, assim como o Gol, foi um dos primeiros carros testados e avaliados pelo Latin NCAP ainda em Agosto de 2010 e a versão com airbags obteve 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)
Apesar da versão com airbags ter se saído razoavelmente bem, afinal obter 3 estrelas significa que o carro foi aprovado no teste de colisão, a versão sem airbag foi REPROVADA obtendo apenas 1 única ESTRELA, confira (clicando aqui)

 

O Palio foi testado e avaliado novamente em Agosto de 2014 e a versão com airbags obteve novamente 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)
Já a versão sem airbag foi REPROVADA obtendo ZERO ESTRELA, confira (clicando aqui)

 

Menos de 1 ano depois o Palio foi testado e avaliado outra vez, e em Julho de 2015 a versão com airbags obteve a melhor nota já conquistada pelo carro: 4 ESTRELAS, confira (clicando aqui)

 

Mais de 1 ano se passou e o Palio foi testado e avaliado novamente em Agosto de 2016 e a versão com airbags foi REPROVADA sob os novos critérios de avaliação do Latin NCAP que instituiu a colisão lateral nos testes realizados a partir de 2016, desta forma o Palio obteve apenas 1 única ESTRELA, confira (clicando aqui)

 

Eliminados os REPROVADOS, encontramos agora a lista dos carros Bons:

 
TOP 2 – Carros que venderam mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2009 e que foram APROVADOS no Latin NCAP

Carro: Quantidade vendida:
1 – Chevrolet Onix 1.314.615
2 – Volkswagen Fox 1.043.891

 

 

1 – Chevrolet Onix

 

Este é do ranking dos mais vendidos o carro que foi mais testado e avaliado pelo Latin NCAP, tudo começou em Agosto de 2014 e a versão com airbags obteve 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)

 

Em Maio de 2017 a surpresa, já sob a égide do novo protocolo de teste e avaliação do Latin NCAP, que instituiu a colisão lateral nos testes realizados a partir de 2016, o Onix foi REPROVADO obtendo ZERO ESTRELA, confira (clicando aqui)
Essa foi uma surpresa terrível porque na época o Onix era simplesmente O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL por 2 anos seguidos e o Ministério Público chegou a pedir na justiça a suspensão das vendas do Onix no país.

 

Surpresa com a reprovação, a GM agilizou medidas de reforço da estrutura do carro e em menos de 1 ano, em Janeiro de 2018 o carro foi novamente testado e avaliado pelo Latin NCAP, obtendo desta vez 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)
Com isso a medida extrema de proibir a venda do Onix foi revogada, entretanto a reprovação no teste repercute até hoje, com o Ministério Público exigindo um Recall das unidades fabricadas antes de 15 de Janeiro de 2018 sob a alegação de que é preciso reforçar a estrutura desses carros. Confira no vídeo abaixo:

 

 

Decidida a não cometer mais essas gafes a GM submeteu o Novo Onix Plus, um sedã, antes chamado de Prisma, para ser testado e avaliado em Setembro de 2019 o qual obteve a melhor nota já conquistada por um carro do ranking de carros mais vendidos: 5 ESTRELAS mais o ADVANCED AWARD* (nem o Chevrolet Cruze, um carro superior, conseguiu este prêmio), confira (clicando aqui)

 

Faltava então testar e avaliar a versão hatchback do Novo Onix, que foi lançada depois, o que ocorreu em Novembro de 2019 o qual obteve a melhor nota já conquistada por um carro do ranking de carros mais vendidos: 5 ESTRELAS mais o ADVANCED AWARD*, confira (clicando aqui)
Ou seja, hoje este é o carro mais seguro do ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos.

 

*ADVANCED AWARD é um prêmio de reconhecimento àqueles modelos 5 estrelas que oferecem tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres como equipamento opcional ou padrão.

 

2 – Volkswagen Fox

 

A primeira vez que o carro foi testado e avaliado pelo Latin NCAP foi em Julho de 2015 e a versão com airbags obteve a melhor nota já conquistada pelo carro: 4 ESTRELAS, confira (clicando aqui)

 

Em Março de 2019 o Fox foi testado e avaliado outra vez já sob os critérios de avaliação do novo protocolo do Latin NCAP que instituiu a colisão lateral nos testes realizados a partir de 2016 e desta forma o Fox obteve 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)

 

E aqui uma curiosidade, este é o único carro testado e avaliado NÃO REPROVADO do ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos. O Volkswagen Fox nunca foi reprovado em segurança no Latin NCAP

 

O veredito

 

Perceba que os dois carros que sobraram são carros Bonitos. Então já temos a lista dos carros Bons e Bonitos, falta agora encontrar o carro Barato. Sim, porque o Onix é Bom é Bonito mas será que é Barato?

 

O Onix seguro, ou seja, aquele que foi aprovado no Latin NCAP com 3 estrelas sob as novas regras que consideram o impacto lateral começou a ser fabricado só a partir de 15 de Janeiro de 2018

 

Já o Volkswagen Fox nunca foi reprovado no Latin NCAP então, diferente do Onix, quando o Fox foi testado pela segunda vez em Março de 2019 já sob as novas regras que consideram o impacto lateral desde 2016, o Fox foi aprovado de primeira, já o Onix tirou nota zero no teste, sendo assim o modelo 2014 do Fox já estava preparado para o novo protocolo do Latin NCAP que entraria em vigor apenas em 2016, ou seja, achamos o que estávamos procurando, o carro Barato, confira:

 
TOP 1 – Carro que vendeu mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2009 e que NUNCA FOI REPROVADO no Latin NCAP

Carro: Quantidade vendida:
1 – Volkswagen Fox 1.043.891

 

O campeão então é o VOLKSWAGEN FOX. Ele é o carro Barato da nossa avaliação porque qualquer modelo do Fox fabricado de 2014 em diante é também um carro seguro. Já o Onix seguro começou a ser fabricado apenas em 2018. E um Fox 2014 é mais barato que um Onix 2018.

 

Resultado Final: O VOLKSWAGEN FOX é o Bom, Bonito e Barato do Brasil.
Todas as unidades fabricadas a partir 1 de janeiro 2014 quando o governo exigiu que todos os carros fabricados tivessem airbags e freios ABS são seguras de acordo com os testes e avaliações do Latin NCAP.

 

E então, concorda com o resultado? Não?
Então deixe sua opinião nos comentários abaixo.

 

Saiba mais sobre o Volkswagen Fox:

 

É isso ai pessoal, até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

Viu o artigo que motivou a criação deste?
Acesse:

Avaliando | Campeões em vendas, são carros seguros?

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Latin NCAP , Rico Avalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed