02/12/2021

carros testados e avaliados

Avaliando o Volkswagen Fox
Volkswagen FOX

 

O fim de uma era. Um dos carros mais econômicos do Brasil deixa de ser produzido. Estamos falando do Volkswagen Fox, que sai de linha após 18 anos. Em comunicado à imprensa, a montadora alemã confirmou que o veículo já não está sendo produzido no estado do Paraná. Este carro foi desenvolvido no Brasil mas até na Europa foi comercializado. Ele estava sendo fabricado na planta da marca em São José dos Pinhais-PR.

 

O Fox deixa de ser feito na cidade paranaense após quase duas décadas. A última unidade feita foi um Fox Xtreme pintado na cor Vermelho Tornado. E esta foi a última unidade de um carro que fez história no Brasil. Ele foi apresentado no mercado nacional em 2003 a partir do conceito Designed Around the Passenger (desenhado em torno do passageiro), este carro foi pensado de “dentro pra fora”, segundo a montadora.

 

Desta forma se foi o nosso carro BBB – Bom, Bonito e Barato. Aqui no Avalia Carros havíamos elegido o Fox como carro BBB porque além de bonito ele era o carro que oferecia a melhor relação entre Custo x Benefício. Para começar ele era um carro seguro, sim porque segurança tem que estar em primeiro lugar, sempre! Acontece que normalmente um carro seguro é um carro caro e um carro caro vende pouco e vendendo pouco a dificuldade em encontrar peças de reposição aumenta bastante.

 

O Fox sempre vendeu muito bem o que minimiza problemas com falta de peças de reposição pois ele é um dos 6 carros que venderam mais de 1 milhão de unidades no país nos últimos 12 anos, confira:

 
TOP 6 – Veículos que venderam mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2010

Carro: Quantidade vendida:
1 – Volkswagen Gol 2.400.251
2 – FIAT Uno 1.601.005
3 – FIAT Palio 1.398.086
4 – Chevrolet Onix 1.393.094
5 – FIAT Strada 1.312.388
6 – Volkswagen Fox 1.064.145

 

Esses números foram obtidos no site Autoo e para conferir os dados apresentados ou consultar a venda de outros carros, confira (clicando aqui)

 

Dos 6 veículos listados acima o Fox apesar de ser o último da lista tem uma grande vantagem sobre os demais pois nem todos os listados são carros seguros, alguns carros dessa lista foram reprovados no Latin NCAP (New Car Assessment Programme) que avalia a segurança e atribui notas aos carros vendidos no Brasil e outros países da América Latina. Tem também a FIAT Strada que é uma picape e nunca foi testada pelo instituto, e desta forma não sabemos se é um veículo seguro. Eliminando a picape FIAT Strada e todos os REPROVADOS, encontramos agora a lista dos carros Bons:

 
TOP 2 – Carros que venderam mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2010 e que foram APROVADOS no Latin NCAP

Carro: Quantidade vendida:
1 – Chevrolet Onix 1.393.094
2 – Volkswagen Fox 1.064.145

 

 

1 – Chevrolet Onix

 

Este é do ranking dos mais vendidos o carro que mais foi testado e avaliado pelo Latin NCAP, tudo começou em Agosto de 2014 e a versão com airbags obteve 3 ESTRELAS. Em Maio de 2017 a surpresa, já sob a égide do novo protocolo de teste e avaliação do Latin NCAP, que instituiu a colisão lateral nos testes realizados a partir de 2016, o Onix foi REPROVADO obtendo ZERO ESTRELA. Surpresa com a reprovação, a GM agilizou medidas de reforço da estrutura do carro e em menos de 1 ano, em Janeiro de 2018 o carro foi novamente testado e avaliado pelo Latin NCAP, obtendo desta vez 3 ESTRELAS. Decidida a não cometer mais essas gafes a GM submeteu a versão hatchback do Novo Onix, que foi lançada depois do sedã, o que ocorreu em Novembro de 2019, a um novo teste de colisão no qual obteve a melhor nota já conquistada por um carro do ranking de carros mais vendidos: 5 ESTRELAS mais o ADVANCED AWARD*, ou seja, hoje este é o carro mais seguro do ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos.

 

*ADVANCED AWARD é um prêmio de reconhecimento àqueles modelos 5 estrelas que oferecem tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres como equipamento opcional ou padrão.

 

2 – Volkswagen Fox

 

A primeira vez que o carro foi testado e avaliado pelo Latin NCAP foi em Julho de 2015 e a versão com airbags obteve a melhor nota já conquistada pelo carro: 4 ESTRELAS, confira (clicando aqui)

 

Em Março de 2019 o Fox foi testado e avaliado outra vez já sob os critérios de avaliação do novo protocolo do Latin NCAP que instituiu a colisão lateral nos testes realizados a partir de 2016 e desta forma o Fox obteve 3 ESTRELAS, confira (clicando aqui)

 

Resumindo o FOX é o único carro testado e avaliado NÃO REPROVADO do ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil nos últimos 12 anos. O Volkswagen Fox nunca foi reprovado em segurança no Latin NCAP

 

O veredito

 

O Onix seguro, ou seja, aquele que foi aprovado no Latin NCAP com 3 estrelas sob as novas regras que consideram o impacto lateral começou a ser fabricado só a partir de 15 de Janeiro de 2018

 

Já o Volkswagen Fox nunca foi reprovado no Latin NCAP então, diferente do Onix, quando o Fox foi testado pela segunda vez em Março de 2019 já sob as novas regras que consideram o impacto lateral desde 2016, o Fox foi aprovado de primeira, já o Onix tirou nota zero no teste sob as mesmas regras, sendo assim o modelo 2014 do Fox já estava preparado para o novo protocolo do Latin NCAP que entraria em vigor apenas em 2016, ou seja, achamos o que estávamos procurando, o carro Barato, confira:

 
TOP 1 – Carro que vendeu mais de 1 milhão de unidades no Brasil desde 2010 e que NUNCA FOI REPROVADO no Latin NCAP

Carro: Quantidade vendida:
1 – Volkswagen Fox 1.064.145

 

O campeão então é o VOLKSWAGEN FOX. Ele é o carro Barato da nossa avaliação porque qualquer modelo do Fox fabricado de 2014 em diante é também um carro seguro. Já o Onix seguro começou a ser fabricado apenas em 2018. E um Fox 2014 é mais barato que um Onix 2018.

 

Resultado Final: O VOLKSWAGEN FOX é o Bom, Bonito e Barato do Brasil.
Todas as unidades fabricadas a partir 1 de janeiro 2014 quando o governo exigiu que todos os carros fabricados tivessem airbags e freios ABS são seguras de acordo com os testes e avaliações do Latin NCAP.

 

Saiba mais sobre o Volkswagen Fox:

 

É isso ai pessoal, a Volkswagen decidiu tirar de linha aquele que foi criado para um dia substituir o Gol, o que NUNCA ocorreu, uma vez que o Gol segue firme no mercado. É uma pena que um carro bom de venda, bom em segurança e bonito se despeça assim do mercado. Uma grande pena! Até a próxima!

 

Ricardo Rico
Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV – Despachante Operacional de Voo.

 

O Fox era o nosso carro BBB, confira!
Acesse:

Avaliando | Carro BBB – Bom, Bonito e Barato, existe?

 

O Avalia Carros é uma iniciativa independente e como tal está aberto às propostas de negociação para parcerias de colaboração e publicidade, caso seja de seu interesse deixe recado nos comentários que entraremos em contato.
Equipe Avalia Carros

 

Latin NCAP , Rico Avalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

Nosso Feed